10 motivos para começar o ano implementando um CRM

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2023 está chegando e com ele, uma oportunidade de priorizar a contratação de ferramentas com o novo orçamento anual. 

Seja qual for o seu ramo de atuação, você deve considerar os benefícios de acrescentar um bom CRM na sua estratégia de marketing e vendas. 

Pensando nisso, apresentamos este artigo com 10 motivos para começar o ano novo implementando uma plataforma de vendas na sua empresa. Confira. 

O que é CRM? 

Customer Relationship Management, CRM ou, em tradução literal para o português gestão de relacionamento com o cliente, é uma ferramenta ou sistema que auxilia na organização e gestão do relacionamento da empresa com o cliente e potenciais clientes. 

Para que essa ferramenta funcione, é preciso que todas as informações e contatos realizados com leads sejam devidamente registrados na plataforma. É esse registro que irá permitir que a empresa crie e desenvolva um relacionamento com esse consumidor. 

10 motivos para implementar um CRM na sua empresa

Apesar dessa ser uma das principais funções, um bom CRM deve ser muito mais que uma lista ou base de leads. Esse sistema deve oferecer organização, integrações que façam sentido para o seu negócio e ferramentas para facilitar o relacionamento com esses clientes. Confira abaixo 10 motivos para considerar a contratação de um CRM logo no primeiro trimestre de 2023. 

1 - Organização da base de leads e clientes

É impossível manter um relacionamento com quem você não conhece ou não tem informações suficientes. Por isso, uma das principais funções do CRM é oferecer uma ferramenta que organize a base de clientes de uma empresa e permita o registro do maior número de dados possível e de todas as interações com representantes da sua marca. 

Por isso, esse é o primeiro motivo para você iniciar uma implementação de CRM na sua empresa, esse também será o primeiro passo para iniciar e manter um bom relacionamento com os seus clientes. 

2 - Automação de processos

Implementar um CRM na sua empresa também irá ajudar na automação de alguns dos processos mais importantes para o negócio, o que também irá torná-lo mais eficiente, reduzir o tempo que o cliente passa na sua esteira e consequentemente impactar as métricas de conversão e fechamento de vendas/contratos. 

Alguns dos processos que podem ser otimizados são:

  • Vendas;

  • Estoque;

  • Marketing;

  • Financeiro.

3 - Integração de ferramentas e setores

Um bom CRM também irá oferecer integração da ferramenta com outras soluções que irão otimizar ainda mais o dia a dia. Além disso, as inúmeras possibilidades oferecidas na plataforma também irão permitir que outros setores tenham acesso e cruzem informações que trarão uma visão mais ampla dos negócios em andamento. 

4 - Melhora na satisfação dos clientes

Lembra que falamos da construção de uma relação com cada um dos clientes a partir de dados e informações coletadas? Isso poderá impactar diretamente o nível de satisfação do cliente com a sua marca, já que, se usado corretamente, essas informações podem contribuir para um atendimento mais personalizado, que busque resolver a dor do cliente e qualquer problema ou dúvida que surja durante o processo de forma mais rápida e focada. 

5 - Gestão do funil de vendas

O funil de vendas é o processo que define as etapas que fazem parte do ciclo de vendas de uma empresa e é indispensável para que as áreas comercial e de marketing consigam atuar para trazer e manter negócios. Quando o funil de vendas fica claramente desenhado no CRM, é possível visualizar em que etapa do funil cada cliente está e quais ações serão mais eficazes no processo. 

6 - Facilita o acesso a informações 

Com tudo devidamente registrado e organizado em uma única plataforma, qualquer membro de qualquer time poderá visualizar essas informações de forma intuitiva e rápida, o que também irá contribuir para que todo o ciclo de vendas se torne mais simples e rápido. 

7 - Organização de propostas

O CRM também irá auxiliar na emissão e gestão de propostas enviadas aos potenciais clientes, permitindo visualizar condições especiais, promoções, preços e prazos oferecidos nos históricos dos clientes, o que irá facilitar em momentos de atendimento, retenção ou upgrades/upsell. 

8 - Gestão das oportunidades perdidas

Sabe aquela venda que não foi para frente ou que o cliente acabou optando por não aceitar a proposta? Com o CRM é possível pensar em estratégias específicas para as oportunidades perdidas, considerando os motivos, dados e características de cada cliente para fazer uma ação personalizada. 

9 -  Aumento nas vendas

Todos esses benefícios citados até aqui irão impactar diretamente na qualidade do processo de vendas da empresa, no tempo que o lead passa na esteira, na qualidade do atendimento e consequentemente na satisfação desse cliente. Processos mais curtos e eficientes têm, comprovadamente, mais chance de levarem a um fechado ganho e impactar, no médio prazo, o número de vendas. 

10 - Acesso a dados e indicadores que comprovam resultados

A melhor parte é que todas essas melhorias poderão ser analisadas a partir de relatórios oferecidos pela própria plataforma, o que permitirá que as ações implementadas sejam validadas por dados coletados de maneira organizada. 

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