Plano de marketing: 7 dicas para montar o seu e aumentar a vendas

2023 tem previsões otimistas para diversos setores, tendo isso em vista, é indispensável que sua empresa se prepare da melhor maneira e consiga bons resultados em prospecção e venda.
Um bom plano de marketing é parte indispensável desta preparação, já que é a partir dele que serão definidas as ações para atração de novos potenciais clientes para o seu negócio.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é um plano de marketing, os benefícios dessa ferramenta para o negócio e como colocar em prática em 7 passos.
O que é plano de marketing?
Plano de marketing nada mais é que a estratégia de uma empresa para definir ações a serem realizadas com um determinado objetivo, em um certo período.
De maneira geral, os planos de marketing são estruturados para um ano, e contém todas as ações que devem ser executadas nesse tempo e quais as metas para o final desse período.
Além de definir objetivos e estruturar as ações, um bom plano de marketing também auxilia na definição de orçamento, principalmente para os times de marketing e vendas. Também é uma excelente maneira de medir os resultados e rever a estratégia para qualquer ajuste necessário.
Quais os benefícios de um bom plano de marketing?
Como citamos acima, o plano de marketing é muito importante na definição das metas e também impacta diversas outras frentes. Abaixo, vamos listar alguns desses benefícios:
Deixa os objetivos mais claro;
Orienta decisões mais assertivas;
Visão da concorrência, oportunidades e fraquezas em relação ao mercado;
Melhor coordenação entre timer de marketing e vendas;
Permite unificar atuação dos times;
Contribui para o crescimento da empresa.
Como montar e colocar em prática?
O mais importante a ser observado é que, cada empresa é uma empresa, com suas particularidades, limitações e pontos fortes. Mas existem alguns pontos indispensáveis para qualquer plano de marketing e é sobre esses pontos que vamos falar a seguir.
1 - Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para começar a estruturar o seu plano de marketing é entender o seu público-alvo, o que irá direcionar todas as ações futuras. A melhor maneira de fazer isso é realizando pesquisas para entender as características e necessidades de quem compra da sua marca.
Algumas maneiras de realizar uma pesquisa são: entrevistas, questionários, pesquisa online, estudo de mercado, grupos focais etc. É importante que você estruture a sua pesquisa em fases qualitativa e quantitativa, para que o resultado seja mais preciso.
2 - Mapeie a jornada do seu cliente
Outra dica indispensável é mapear a jornada do cliente desde o momento em que entrou no seu pipe, passando pelos primeiros contatos até o fechamento do contrato/compra. Esse mapeamento também irá auxiliá-lo a estruturar as ações para cada uma das etapas, que são:
Atenção: cliente toma conhecimento do produto;
Interesse: cliente demonstra interesse pelo produto e busca mais informações sobre ele;
Consideração: cliente compara o seu produto/serviço com os da concorrência para definir qual atende sua necessidade;
Decisão de compra: o cliente toma a decisão e escolhe o seu produto.
3 - Analise o seu negócio
Para montar um bom plano de marketing, também será necessário conhecer muito bem o seu negócio, listando todos os pontos fortes, valorizando esses pontos, e também os pontos fracos, encontrando caminhos para melhorá-los. Além disso, também é importante identificar os diferenciais do seu produto ou serviço, usando isso para convencer os potenciais clientes que a sua é a melhor solução.
4 - Estude a concorrência
Assim como conhecer os pormenores sobre a sua empresa, também é importante conhecer o nicho de mercado e a concorrência, identificando os mesmos pontos fortes, fracos e diferenciais, preparando-se para argumentar contra a solução deles, e a favor da sua, bem como pensar em melhorias futuras para os seus produtos e serviços.
5 - Defina seus objetivos
Com todas essas informações em mãos, chegou a hora de traçar os objetivos para o período do plano de marketing. Lembre-se que essas metas precisam ser muito claras e executáveis dentro das possibilidades da empresa.
6 - Defina ações, canais e cronogramas
Com objetivos definidos, agora você já pode pensar nas melhores ações para alcançá-los. Lembre-se que você está tentando atrair seu público-alvo, logo, as suas ações devem chegar onde esses potenciais clientes estão. Existem muitas ações de marketing possíveis, listamos algumas delas abaixo:
Anúncios pagos - Facebook Ads, Google Ads etc.
Links patrocinados;
Marketing de conteúdo;
Marketing de busca;
Marketing de influência;
Marketing de afiliados;
Marketing de relacionamento;
Redes sociais orgânicas;
E-mail marketing
Você deve levar em conta o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação em cada canal e determinar quais canais, orgânicos ou pagos, estão trazendo mais resultados com o seu público-alvo.
7 - Olhe para os resultados
O plano de marketing não deve ser uma receita ou algo completamente fechado. Com todas as ações na rua, você precisa olhar para os resultados e identificar pontos de sucesso e pontos de melhoria. Essas adaptações são indispensáveis para que o seu investimento traga o maior retorno possível.
Para montar um plano de marketing, será preciso ter acesso a sua base de clientes de forma organizada para as pesquisas de definição de público-alvo e também para estruturar ações de marketing automatizadas e mensuráveis. Ainda não tem uma ferramenta como essa? Conheça a Redrive, plataforma de venda e CRM que será vital em todo esse processo. Veja os planos disponíveis.
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