Plano de marketing: 7 dicas para montar o seu e aumentar a vendas

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2023 tem previsões otimistas para diversos setores, tendo isso em vista, é indispensável que sua empresa se prepare da melhor maneira e consiga bons resultados em prospecção e venda. 

Um bom plano de marketing é parte indispensável desta preparação, já que é a partir dele que serão definidas as ações para atração de novos potenciais clientes para o seu negócio. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é um plano de marketing, os benefícios dessa ferramenta para o negócio e como colocar em prática em 7 passos. 

O que é plano de marketing?

Plano de marketing nada mais é que a estratégia de uma empresa para definir ações a serem realizadas com um determinado objetivo, em um certo período.

De maneira geral, os planos de marketing são estruturados para um ano, e contém todas as ações que devem ser executadas nesse tempo e quais as metas para o final desse período. 

Além de definir objetivos e estruturar as ações, um bom plano de marketing também auxilia na definição de orçamento, principalmente para os times de marketing e vendas. Também é uma excelente maneira de medir os resultados e rever a estratégia para qualquer ajuste necessário. 

Quais os benefícios de um bom plano de marketing?

Como citamos acima, o plano de marketing é muito importante na definição das metas e também impacta diversas outras frentes. Abaixo, vamos listar alguns desses benefícios: 

  • Deixa os objetivos mais claro;

  • Orienta decisões mais assertivas;

  • Visão da concorrência, oportunidades e fraquezas em relação ao mercado;

  • Melhor coordenação entre timer de marketing e vendas;

  • Permite unificar atuação dos times;

  • Contribui para o crescimento da empresa. 

Como montar e colocar em prática?

O mais importante a ser observado é que, cada empresa é uma empresa, com suas particularidades, limitações e pontos fortes. Mas existem alguns pontos indispensáveis para qualquer plano de marketing e é sobre esses pontos que vamos falar a seguir. 

1 - Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para começar a estruturar o seu plano de marketing é entender o seu público-alvo, o que irá direcionar todas as ações futuras. A melhor maneira de fazer isso é realizando pesquisas para entender as características e necessidades de quem compra da sua marca. 

Algumas maneiras de realizar uma pesquisa são: entrevistas, questionários, pesquisa online, estudo de mercado, grupos focais etc. É importante que você estruture a sua pesquisa em fases qualitativa e quantitativa, para que o resultado seja mais preciso. 

2 - Mapeie a jornada do seu cliente

Outra dica indispensável é mapear a jornada do cliente desde o momento em que entrou no seu pipe, passando pelos primeiros contatos até o fechamento do contrato/compra. Esse mapeamento também irá auxiliá-lo a estruturar as ações para cada uma das etapas, que são:

  • Atenção: cliente toma conhecimento do produto;

  • Interesse: cliente demonstra interesse pelo produto e busca mais informações sobre ele;

  • Consideração: cliente compara o seu produto/serviço com os da concorrência para definir qual atende sua necessidade;

  • Decisão de compra: o cliente toma a decisão e escolhe o seu produto.

3 - Analise o seu negócio

Para montar um bom plano de marketing, também será necessário conhecer muito bem o seu negócio, listando todos os pontos fortes, valorizando esses pontos, e também os pontos fracos, encontrando caminhos para melhorá-los. Além disso,  também é importante identificar os diferenciais do seu produto ou serviço, usando isso para convencer os potenciais clientes que a sua é a melhor solução. 

4 - Estude a concorrência

Assim como conhecer os pormenores sobre a sua empresa, também é importante conhecer o nicho de mercado e a concorrência, identificando os mesmos pontos fortes, fracos e diferenciais, preparando-se para argumentar contra a solução deles, e a favor da sua, bem como pensar em melhorias futuras para os seus produtos e serviços. 

5 - Defina seus objetivos

Com todas essas informações em mãos, chegou a hora de traçar os objetivos para o período do plano de marketing. Lembre-se que essas metas precisam ser muito claras e executáveis dentro das possibilidades da empresa. 

6 - Defina ações, canais e cronogramas

Com objetivos definidos, agora você já pode pensar nas melhores ações para alcançá-los. Lembre-se que você está tentando atrair seu público-alvo, logo, as suas ações devem chegar onde esses potenciais clientes estão. Existem muitas ações de marketing possíveis, listamos algumas delas abaixo:

  • Anúncios pagos - Facebook Ads, Google Ads etc. 

  • Links patrocinados;

  • Marketing de conteúdo;

  • Marketing de busca;

  • Marketing de influência;

  • Marketing de afiliados;

  • Marketing de relacionamento;

  • Redes sociais orgânicas;

  • E-mail marketing

Você deve levar em conta o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação em cada canal e determinar quais canais, orgânicos ou pagos, estão trazendo mais resultados com o seu público-alvo. 

7 - Olhe para os resultados

O plano de marketing não deve ser uma receita ou algo completamente fechado. Com todas as ações na rua, você precisa olhar para os resultados e identificar pontos de sucesso e pontos de melhoria. Essas adaptações são indispensáveis para que o seu investimento traga o maior retorno possível. 

Para montar um plano de marketing, será preciso ter acesso a sua base de clientes de forma organizada para as pesquisas de definição de público-alvo e também para estruturar ações de marketing automatizadas e mensuráveis. Ainda não tem uma ferramenta como essa? Conheça a Redrive, plataforma de venda e CRM que será vital em todo esse processo. Veja os planos disponíveis.

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