7 dicas para vender mais usando marketing digital

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O marketing digital é uma estratégia composta por uma série de ações realizadas por meio da internet e que tem como objetivo principal divulgar produtos e serviços, aumentar a visibilidade e a força da marca no mercado e trazer novos clientes para a base da empresa. 

A base dessa estratégia é atingir o público-alvo do negócio, com conteúdos relevantes, em todas as etapas do funil de venda, ou seja, topo, meio e fundo. Essa é a maneira mais eficiente de garantir que a empresa conquiste visibilidade, relevância e engajamento com os consumidores. 

É um fato que a internet e os meios digitais têm a capacidade de aumentar muito o alcance de uma marca ou produto, o que significa que, mesmo com investimentos menores, é possível ter bons resultados, principalmente em comparação a outros métodos mais tradicionais de divulgação e atração de clientes. 

No entanto, é preciso atenção na execução dessa estratégia e planejamento de ações que façam sentido para cada negócio. Neste artigo, preparamos 7 dicas práticas de ações de marketing digital que irão impactar diretamente as vendas. Confira. 

1 - Descubra a persona do seu negócio

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio e uma ferramenta importante para as mais diversas estratégias de vendas e marketing. Uma persona normalmente é baseada na definição de algumas características do: 

  • Perfil pessoal;

  • Perfil profissional;

  • Hábitos;

  • Objetivos;

  • Problemas, necessidades e dores.

Conhecer o seu público e o seu cliente ideal irá ajudá-lo a definir ações mais eficientes tanto em marketing digital, quanto em outras estratégias. 

2 - Construa credibilidade para a sua marca

Para criar uma presença relevante em um lugar vasto como a internet, você precisa que a sua marca transmita credibilidade e se posicione como um especialista no seu nicho de atuação. Para isso, é preciso investir na produção de conteúdos relevantes de forma constante. 

Isso auxiliará na atração de novos potenciais clientes e o engajamento de leads e clientes, favorecendo uma relação de confiança e uma percepção positiva da sua marca, o que impactará o seu resultados em vendas.  

No momento da definição dos canais e tipos de conteúdo a serem produzidos, você deve considerar a sua persona, principalmente as necessidades e dores identificadas e basear a sua estratégia de conteúdos nessas informações. 

A decisão de onde, como e quando colocar esses conteúdos também será impactada pela definição de persona. Ela é mais jovem ou mais madura? Usa mais redes sociais ou e-mail? Quais os seus interesses? Consome conteúdo em blog e newsletters? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de pensar a estratégia de conteúdo. 

3 - Utilize o disparo de mensagens/e-mail marketing

Uma das maneiras de utilizar o conteúdo para chegar até o seu potencial cliente ou manter um relacionamento com seus clientes é o disparo de mensagens via Whatsapp, sms e e-mail marketing, uma estratégia barata e que pode gerar grande impacto tanto em vendas, quanto em relacionamento com o cliente.

Nesse tipo de estratégia é indispensável que você defina de antemão o tipo de conteúdo e a frequência que cada público será impactado. Também é importante utilizar ferramentas como a personalização, que irá afetar a aceitação desse tipo de material pelos leads e clientes, oferecendo um conteúdo que seja relevante e de interesse do público-alvo.

4 - Tenha uma estratégia de inbound marketing

Inbound marketing é uma das principais estratégias de marketing digital para atração de leads e uma das mais utilizadas atualmente. Essa estratégia se baseia em gerar um conteúdo de interesse que atraia o público-alvo sem gerar interrupções, como era o caso do outbound marketing, em que o lead era ativamente contactado. 

A base do Inbound Marketing é a criação de uma jornada de compras que o cliente percorre na empresa, o que permite entender cada uma das etapas e os processos e conteúdos demandados em cada uma delas. 

Essa estratégia é uma das mais utilizadas devido ao excelente retorno em vendas e no engajamento com a marca, demandando um investimento relativamente baixo, o que reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e aumenta o Retorno sobre Investimentos (ROI). 

5 - Esteja nas redes sociais

É um fato que a maioria das pessoas utilizam pelo menos uma rede social, por isso é importante que sua empresa esteja presente nela como forma de levar a sua marca até o seu público-alvo. 

No entanto, é importante que você defina quais canais fazem sentido, onde está a sua persona e o que esse potencial cliente deseja consumir nessas redes. Também é preciso que você compreenda e respeite o que funciona em cada canal. 

Utilizar as possibilidades de geração de conteúdo orgânico e anúncios também é um a maneira de expandir o alcance de uma maneira inteligente. 

6 - Dê uma atenção especial ao seu site

O site de uma empresa costuma ser um dos primeiros canais acessados quando um potencial cliente deseja conseguir mais informações sobre um produto, serviço ou marca. Por isso, é vital oferecer uma boa experiência aos visitantes e usuários, que vão desde uma fácil navegabilidade e outras questões técnicas como carregamento rápido e bom funcionamento em diferentes tamanhos de tela (site responsivo), até o conteúdo e o design apresentados. 

7 - Não esqueça o remarketing

Nada de desistir do lead na primeira tentativa! Uma boa estratégia de remarketing pode trazer excelentes resultados na atração de clientes e fechamento de vendas. 

Essa estratégia se baseia em ações voltadas para um grupo de consumidores que já entraram em contato com a sua marca ou demonstraram interesse em seu produto em algum momento. Também funciona muito bem para clientes que já compraram, com a intenção de oferecer upsell, upgrades e cross-sells. 

Para colocar todas essas dicas em prática, sua empresa precisa de uma ferramenta de vendas e CRM que permita a estruturação de um funil de vendas, organização da sua base de leads e clientes e facilite ações de marketing digital como envio de e-mails marketing, disparo de mensagens em massa, análise de métricas e dados etc. A Redrive faz tudo isso e muito mais por você. Conheça os planos disponíveis

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