Reunião de vendas: 8 dicas para otimizar e converter mais

Assim como todas as etapas da jornada do cliente, a reunião de vendas deve ser planejada e otimizada para que seja mais eficiente e converta o maior número possível de leads em clientes.
A reunião de vendas é uma etapa delicada, que irá exigir organização, eloquência, simpatia, habilidade de discursar bem e muito conhecimento sobre o produto e a marca que representa.
Neste artigo, vamos te contar 8 dicas para fazer com que suas reuniões de vendas sejam produtivas e focadas em resultados.
1 - Pesquise seu potencial cliente
Seja qual for o tipo de reunião de vendas que você está realizando, ela será muito mais eficiente, produtiva e rápida se o vendedor chegar preparado, com informações prévias sobre o potencial cliente. Essas informações serão a base para o diálogo e facilitarão a aproximação. Para obter essas informações, pesquise o seu potencial cliente, dados profissionais, seus hobbies, as necessidades, as dores e o que trouxe ele até você.
2 - Entenda que tipo de reunião precisa fazer
Uma reunião de prospecção ou pré-vendas deve ser diferente de uma reunião de vendas. Isso significa que você deve compreender que tipo de reunião será mais eficiente para cada tipo de potencial cliente, do ponto onde ele se encontra na jornada de compra e do nível de conhecimento sobre o problema e interesse em possíveis soluções.
3 - Tenha um cronograma
É essencial que todo o time de vendas saiba exatamente quando irá ocorrer uma reunião, o objetivo dela e com quem será realizada. Manter tudo organizado irá ajudar a equipe na preparação e pesquisas específicas necessárias para cada caso. Isso irá afetar diretamente a produtividade do time e também a eficiência das reuniões.
4 - Respeite o tempo e o tema da reunião
O grande inimigo da eficiência em reuniões é o desvio para assuntos fora do tema principal e razão da reunião ser realizada. Esses desvios também acabam levando a extrapolação do tempo predeterminado para a reunião, o que poderá afetar todo o cronograma do time.
5 - Tenha um roteiro
E o que fazer para se manter na pauta da reunião e não extrapolar o tempo? Tenha um roteiro com os assuntos a serem tratados e o tempo previsto para cada tópico, considerando e respeitando sempre o tempo total do encontro.
Para criar esse roteiro, você pode seguir alguns pontos básicos:
Apresente-se;
Apresente seu produto;
Traga a solução;
Benefícios ao cliente;
Seus diferenciais em relação aos concorrentes;
Motivos pelos quais a sua solução é a melhor.
Mas lembre-se, esses são apenas os tópicos principais, você pode e deve personalizar os seus roteiros de acordo com as necessidades de cada reunião.
6 - Leve soluções e não produtos
E não pense que para isso você precisa mudar o seu produto ou fazer grandes mudanças. Você precisa mudar apenas o seu olhar e a forma como constrói seu pitch de venda.
Seja qual for o seu produto, ele foi pensado, desenvolvido para solucionar um problema, resolver uma dor, e é nesse sentido que você deve basear o seu discurso. O que seu cliente ganhará comprando o seu produto? Que problema ele deixará de ter? Como a vida ficará melhor e mais simples com o seu produto? Responda essas perguntas e você estará vendendo soluções e não produtos.
7 - Respeite o funil de vendas
O funil de vendas nada mais é que uma representação gráfica da jornada do seu consumidor. Isso significa que quanto mais fundo está nesse funil, mais interessado estará em adquirir o seu produto ou serviço.
Para que sua estratégia seja eficaz, você precisa respeitar esses níveis de conhecimento e interesse, inclusive na hora de definir o momento de uma reunião, considerando o conhecimento e interesse do lead para determinar que tipo de reunião faz mais sentido.
8 - Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia permite que você realize reuniões remotas que podem ser tão e algumas vezes até mais eficientes que reuniões presenciais, que exigem deslocamentos e podem causar atrasos e cancelamentos. Utilize todas as possibilidades e trabalhe com isso de acordo com a necessidade e preferência dos seus potenciais clientes.
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