Vendas em baixa? 8 dicas para retomar o bom desempenho

Muitas variáveis impactam no volume e na qualidade de vendas de uma empresa, seja qual for o seu nicho de mercado. São fatores políticos, econômicos, financeiros e sociais que podem influenciar direta ou indiretamente nos resultados.
Isso não quer dizer que você deve esperar o momento de mercado ideal ou contar com a sorte para obter o resultado que precisa. E é isso que vamos te mostrar nesse artigo: 8 dicas para você otimizar, retomar o bom desempenho e vender mais. Confira.
1 - Time de vendas
Uma das primeiras ações que você pode e deve tomar para melhorar o desempenho em vendas é construir um time forte. Tratando-se de recrutamento e seleção de talentos, é importante compreender a necessidade do setor na hora de abrir a vaga e respeitar essa definição no momento da contratação do profissional. Além do recrutamento, também é importante entender as expertises dos profissionais que já estão no seu time, respeitando as habilidades de cada um, desenvolvendo e incentivando.
Digamos que o colaborador A é muito bom com prospecção ativa, já o colaborador B é muito bom em abordagens mais aprofundadas. Além de incentivar que esses colaboradores atuem em seu ponto forte, que tal incentivar uma troca de experiências entre eles? Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades latentes e, de quebra, você ganha profissionais mais versáteis.
2 - Capacitação e motivação
Ainda falando do seu time de vendas, investir em capacitação é indispensável para manter esses profissionais atualizados sobre as técnicas de prospecção e conversão. O mercado acompanha as pessoas, que mudam constantemente, utilizam novas tecnologias e mudam de ideia sobre produtos e serviços. Se o seu vendedor estiver estagnado, não vai conseguir acessar essas pessoas, muito menos se conectar o suficiente para que fechem uma venda.
Além disso, as metas do time de venda precisam ser claras e alcançáveis, desenhadas a partir de uma estratégia que leve em conta fatores como funil de vendas, jornada de compra, tempo, conhecimento da marca no mercado etc. O desempenho dos times precisam ser acompanhados, com redefinições de meta, para mais ou menos, de acordo com resultados. Nesse processo, também é válido pensar em maneiras de motivar esse time, seja de maneira monetária ou com outros benefícios.
3 - Gamificação
Uma maneira divertida de motivar o time é utilizando a gamificação para acelerar as vendas, incentivando uma competição saudável entre os vendedores ou equipe comercial.
Gamificação é uma técnica que surgiu visando tornar os processos de aprendizagem mais divertidos, misturando elementos de jogos, como missões, pontos e rankings. Essa técnica acabou sendo redirecionada para outros setores, inclusive de vendas.
4 - Clima e cultura
Na mesma medida que motivar e incentivar competições saudáveis no time são ações bem-vindas e que costumam gerar bons resultados, para que isso aconteça é preciso que os integrantes desses times estejam integrados e próximos, para que essas ações não virem disputas e rivalidades, influenciando negativamente e gerando um clima desagradável na empresa.
5 - Estratégia de geração de leads
Juntamente à otimização de times de vendas, é preciso pensar em uma estratégia para atrair potenciais clientes para o seu funil. Aqui, é preciso considerar a sua jornada, as ferramentas que você tem à disposição e também o que funciona para o seu nicho de mercado. Vale considerar estratégias de inbound marketing e prospecção ativa (outbound), dependendo da capacidade dos profissionais e também de investimentos que sua empresa dispõe. O importante é que a sua estratégia esteja alinhada com o objetivo e as metas.
6 - Foco total na necessidade do cliente
Essa é uma dica que se repete constantemente em qualquer técnica de vendas: focar na necessidade do cliente. E isso tem uma razão. Quando você, como profissional de vendas, foca em compreender a dor real do seu potencial cliente, e não em simplesmente vender o seu produto, você acaba criando uma conexão mais profunda com esse prospect, o que significa que essa pessoa irá confiar no que você diz.
A sinceridade é o passo seguinte, se o seu produto não atende 100% das necessidades do cliente, nada de mentir sobre isso apenas para fechar a venda. Mais vale você perder essa venda pontual, mas manter a confiança desse cliente, que terá a você e a sua empresa como uma referência de bom atendimento e sinceridade no futuro ou quando precisar de uma nova solução.
7 - Otimize a jornada de compra do cliente dentro da sua empresa
O próximo passo é otimizar a sua jornada, tornando-a cada vez mais rápida. Quanto menos tempo o cliente passar nas etapas da jornada, mais chances de concluir com sucesso. Por isso, é preciso que todas as etapas do seu processo comercial sejam eficientes, rápidas e o menos burocráticas possível.
8 - Invista em uma plataforma de vendas
Uma boa plataforma de vendas e CRM vai ajudá-lo no dia a dia, principalmente na organização do seu funil, jornada de compra e organização de base de prospects e clientes, automatizando comunicações e simplificando processos.
A Redrive é uma plataforma completa de vendas, gestão de clientes e prospecção que oferece dados e análises completas para que você possa chegar cada vez mais longe. Conheça os planos disponíveis e comece agora mesmo a automatizar os seus processos e tomar decisões focadas nos resultados.
Dê o seu feedback e continue a leitura 🥰