8 motivos para usar um CRM

Todos os negócios estão buscando o mesmo objetivo: lucro. No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, essas empresas precisam se cercar de todas as metodologias e ferramentas disponíveis para otimizar seus processos internos de vendas e marketing e, dessa forma, reduzir custos e aumentar a lucratividade.
De acordo com uma pesquisa da Nucleus Research, a cada dólar investido em uma plataforma CRM as empresas recuperam US$8,71. Além disso, o estudo também mostrou que a possibilidade de realizar integrações com outras aplicações úteis aumentou a produtividade dos times de vendas, atendimento e operações e crescimento comercial de até 30%.
E engana-se quem acha que apenas grandes corporações com processos muito complexos precisam ou conseguirão bons resultados com essa contratação. Por isso, neste artigo, vamos te apresentar 8 motivos para usar um CRM, independente do tamanho do seu negócio.
O que é um CRM?
CRM é uma sigla para Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em tradução para o portugues, que representa um software voltado para otimizar os processos de relacionamento empresa-cliente, focado na conversão e aumento da lucratividade.
Esse sistema agrega informações cruciais para empresas e facilita processos de captação e qualificação de leads, atendimento, fidelização etc, além de permitir a automatização de tarefas demoradas e repetitivas, o que agiliza tanto o tempo de venda, quanto melhora o dia a dia dos times.
Vantagens de obter uma plataforma de vendas
Como dito acima, uma plataforma de vendas permite a automatização de muitos processos do dia a dia em vendas, reduzindo o tempo gasto muitas atividades, tudo isso gera benefícios como:
Organização das oportunidades e bases de leads;
Atualização em tempo real;
Jornada de compras e funil de vendas;
Melhora e redução do tempo para identificar oportunidades;
Padronização de ações;
Métricas;
Definição e controles de metas ;
Nutrição dos leads;
Personalização, entre outras.
8 motivos para usar um CRM
Como falamos acima, são muitas as vantagens de utilizar um CRM e plataforma de vendas. Abaixo, vamos detalhar alguns desses motivos e te ajudar a decidir dar esse importante passo para a otimização de todos os seus processos de venda.
1 - Mais agilidade em vendas
Com a automatização de diversas etapas e tarefas repetitivas e demoradas que fazem parte da operação de vendas de qualquer corporação, a redução do tempo de fechamento de vendas é uma das primeiras vantagens identificadas após a contratação de um CRM.
Esse é um ponto de destaque pois, a redução no tempo de fechamento das vendas impacta positivamente a produtividade e a quantidade de negócios concluídos com sucesso.
2 - Personalização
Uma boa plataforma de venda também irá permitir que suas ações, mesmo as realizadas em massa, mantenham a personalização, sem perder a agilidade e a automatização. O registro de dados e informações dos leads permitirá que sejam realizadas ações específicas, envio de ofertas e conteúdos exclusivos, melhorando o relacionamento com cada cliente individualmente.
3 - Facilita a qualificação
A possibilidade de manter um registro fiel dos dados, informações, preferências e tudo mais que for informado, permitirá que esse consumidor seja qualificado de forma mais rápida e precisa, contribuindo para a otimização do tempo investido pelo time comercial nas negociações com cada lead.
4 - Permite a criação e acompanhamento do funil de vendas
Antes de qualquer coisa, um CRM permitirá que você estruture o seu próprio funil de vendas dentro da plataforma, onde você poderá direcionar os leads e classificá-los de acordo com o ponto onde se encontra na jornada de conhecimento sobre o problema e sua marca e produto.
5 - Personalização do atendimento
Além da personalização de conteúdos e ações, também será possível manter um atendimento direcionado e exclusivo para cada um dos clientes já que, cada atendente, terá acesso a informações prévias dos leads, sem a necessidade de refazer perguntas básicas ou compreender em que ponto da jornada ele se encontra, pois tudo isso estará registrado e disponível no CRM.
6 - Métricas e indicadores de todas as etapas do processo
Uma das grandes vantagens de um CRM é a possibilidade de analisar, a partir de dados, todas as ações e acréscimos realizados na plataforma. Isso permitirá que sejam realizadas otimizações, validar investimentos e mudanças de rota, além de permitir a estruturação de metas e objetivos individuais e coletivos.
7 - Integrações
Como dissemos lá no início deste artigo, as integrações são algo que, comprovadamente, melhoram a produtividade dos times e o retorno comercial. Aqui, vale identificar as necessidades da sua operação e avaliar o custo-benefício de cada plataforma.
8 - Favorece a fidelização
Todas essas funções e benefícios impactam positivamente toda a operação, agilizam os processos, reduzem o tempo que o cliente passa em cada etapa e melhoram o atendimento oferecido. Isso tudo, somado às otimizações realizadas de acordo com as leituras de métricas, irá favorecer a fidelização da sua base de clientes, que se tornarão promotores de sua marca. Essa fidelização é importante pois é a partir dela que ações como cross sell, up sell e upgrades serão possíveis e trarão ainda mais resultados na lucratividade.
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