O que é Business Intelligence e como utilizá-lo em vendas?

blog-post-image

A coleta, estruturação e análise de dados ganha cada vez mais importância nas estratégias de vendas das empresas e favorece um planejamento melhor direcionado para as metas e objetivos. 

Neste artigo, vamos falar sobre Business Intelligence, uma metodologia que direciona esse monitoramento. Continue a leitura para entender melhor o que é e como colocar em prática. 

O que é Business Intelligence? 

Business Intelligence, BI ou inteligência de negócios, é uma metodologia que utiliza tecnologia para coletar, estruturar, monitorar e analisar bases de dados. 

Esse monitoramento e análise vai trazer informações relevantes que poderão ser usadas para a tomada de decisões mais assertivas e direcionadas em negócios, melhorias no processo comercial e otimização das ações dos times de pré-venda, venda e marketing.

Lembrando que Bi é uma metodologia, logo, demanda critérios em sua aplicação, que são: 

  • Definição dos dados necessários para cada estratégia

  • Definição das fonte e ferramentas para captação dos dados

  • Definição das etapas do BI

  • Definição da estrutura dos dados

Benefícios do BI

A metodologia BI permite que as empresas monitorem seus dados para que, por meio das análises constantes, possam realizar otimizações nas ações, ajustes de rota e melhorem seus resultados de forma rápida e embasada. Dentre os benefícios do BI estão:

  • Análise de ações e possibilidade de fazer ajustes de forma ágil;

  • Democratizar e facilitar o acesso a dados e resultados do negócio;

  • Visão clara do negócio para diretoria, gestores e colaboradores;

  • Otimizar processos internos e de atendimento;

  • Aumentar o ticket médio das vendas;

  • Fortalecer as estratégias de negócio. 

BI em vendas 

O objetivo e benefício principal do BI é a análise de dados que auxiliem na tomada de decisões mais assertivas, logo, revertendo para uma área de vendas, essa análise de dados irá agilizar a validação de ações voltadas à performance, permitindo que qualquer correção ou ajuste seja realizada rapidamente. 

O BI também ajudará a determinar quais informações são relevantes, como estruturar e analisar esses dados, identificar pontos fortes e de melhoria em todas as etapas do funil, desde a geração de leads, qualificação e fechamento. 

3 passos para colocar BI em vendas em prática?

1 - Faça a coleta dos dados 

Essa é uma etapa importante para colocar o BI em prática. É nela que as informações necessárias serão identificadas e coletadas para mensuração, por exemplo, da efetividade de ações, engajamento dos times comerciais, eficiência do funil de vendas, dentre outras.

2 - Estruture os dados 

Dados soltos não trarão nenhum insight relevante. É preciso que você estruture esses dados para que possam ser interpretados. Essa é uma etapa que exige conhecimento e também o suporte de ferramentas que facilitem e agilizem o processo. Plataformas de venda e CRM, como a Redrive 

3 -  Monitore os resultados 

Com dados coletados e estruturados, chegou a hora de criar uma rotina de monitoramentos e interpretação desses números. É esse monitoramento que permitirá que ajustes e correções sejam realizados em seu planejamento e ações praticamente em tempo real, o que trará resultados práticos e aplicações imediatas para o seu negócio. 

Compartilhe conhecimento!