Como usar chatbot na estratégia de vendas?

A transformação digital, a pandemia de Covid-19 e as consequentes mudanças na forma de consumir aumentaram a utilização de chatbots nas empresas.
Uma pesquisa da MarketsandMarkets, com perspectivas para 2024, mostrou que o mercado de bots inteligentes deverá crescer 30% a cada ano.
Um atendimento mais rápido e ágil melhora as taxas de conversão em vendas e oferece um atendimento mais eficiente em todas as etapas do funil. Se você quer descobrir como utilizar essa ferramenta em sua empresa, continue a leitura do artigo.
O que é chatbot?
Chatbot é um software de diálogo desenvolvido para simular uma interação real. O objetivo é oferecer aos clientes um atendimento automático a partir de conversas e comandos programados previamente, por meio dos chamados atendentes virtuais.
Essas ferramentas utilizam a inteligência artificial para otimizar o relacionamento entre empresa e clientes, permitindo a resolução de questões mais simples, de maneira mais rápida e sem a necessidade de aguardar a disponibilidade de vendedores ou atendentes.
As principais vantagens de utilizar um chatbot são:
Atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana;
Aumento da capacidade de atendimento;
Maior conversão de leads;
Redução de custos;
Aumento da eficiência do setor de vendas.
Como vender com o chatbot?
Adotar um chatbot na estratégia irá afetar positivamente a experiência do cliente na sua jornada. Um atendimento mais simples e eficiente irá afetar positivamente as conversões, consequentemente aumentando as vendas e a lucratividade. Confira abaixo algumas dicas para utilizar a ferramenta na sua estratégia:
1 - Gere leads qualificados
A qualificação de um lead passa pela obtenção de informações sobre esse potencial cliente, dito isso, considere que todas as vezes que um lead interage com um chatbot, a ferramenta armazena dados e informações relevantes que irão ajudar nessa qualificação.
Ou seja, utilizando o funil de vendas aplicado ao chatbot, é possível nutrir esses potenciais clientes com conteúdos relevantes, de forma segmentada, e fazê-lo avançar no funil de vendas, levando até o fundo e melhorando as taxas de conversão.
2 - Personalize a experiência
É comprovado que uma experiência personalizada impacta positivamente as taxas de conversão de uma venda e existem algumas formas de colocar essa personalização em prática:
Utilize variáveis como nome e empresa nos chatbot;
Realize integrações, com redes sociais, por exemplo. Isso irá trazer mais dados sobre os leads;
Faça indicações de produtos e serviços que façam sentido para o lead;
Avise sobre lançamentos, retorno de estoque e outras informações de interesse do lead.
3 - Tenha um fluxograma
Um fluxograma, nada mais é, que uma representação gráfica dos diálogos previstos para o chatbot. Um mapa que irá determinar a partir de uma entrada específica, um tema, quais as mensagens variáveis de acordo com as respostas dada pelo usuário.
Isso precisa ser mapeado antes da ativação do chatbot e deve ser atualizado constantemente, prevendo mudanças nas rotinas de atendimento, nos produtos, condições e até nas dúvidas dos usuários.
4 - Use os feedbacks
Colete e utilize os feedbacks dados pelos seus usuários. Mantenha um mapeamento dessas informações que possam ser acessadas de forma organizada e que permita a extração e análise dos dados. Considere reclamações, elogios e utilize esses feedbacks para implementar melhorias em seus produtos e serviços.
5 - Teste seu chatbot
Nada de implementar e largar o chatbot de mão. Faça testes constantes e atualize as mensagens conforme o necessário, com mudanças nos processos ou lançamento de novos produtos. Além disso, testes constantes identificam possíveis bugs e permitem que erros sejam corrigidos mais rapidamente, diminuindo a frequência com que ocorrem.
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