Como usar chatbot na estratégia de vendas?

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A transformação digital, a pandemia de Covid-19 e as consequentes mudanças na forma de consumir aumentaram a utilização de chatbots nas empresas. 

Uma pesquisa da MarketsandMarkets, com perspectivas para 2024, mostrou que o mercado de bots inteligentes deverá crescer 30% a cada ano.

Um atendimento mais rápido e ágil melhora as taxas de conversão em vendas e oferece um atendimento mais eficiente em todas as etapas do funil. Se você quer descobrir como utilizar essa ferramenta em sua empresa, continue a leitura do artigo.

O que é chatbot? 

Chatbot é um software de diálogo desenvolvido para simular uma interação real. O objetivo é oferecer aos clientes um atendimento automático a partir de conversas e comandos programados previamente, por meio dos chamados atendentes virtuais. 

Essas ferramentas utilizam a inteligência artificial para otimizar o relacionamento entre empresa e clientes, permitindo a resolução de questões mais simples, de maneira mais rápida e sem a necessidade de aguardar a disponibilidade de vendedores ou atendentes. 

As principais vantagens de utilizar um chatbot são:

  • Atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana;

  • Aumento da capacidade de atendimento;

  • Maior conversão de leads;

  • Redução de custos;

  • Aumento da eficiência do setor de vendas. 

Como vender com o chatbot?

Adotar um chatbot na estratégia irá afetar positivamente a experiência do cliente na sua jornada. Um atendimento mais simples e eficiente irá afetar positivamente as conversões, consequentemente aumentando as vendas e a lucratividade. Confira abaixo algumas dicas para utilizar a ferramenta na sua estratégia:  

1 - Gere leads qualificados

A qualificação de um lead passa pela obtenção de informações sobre esse potencial cliente, dito isso, considere que todas as vezes que um lead interage com um chatbot, a ferramenta armazena dados e informações relevantes que irão ajudar nessa qualificação. 

Ou seja, utilizando o funil de vendas aplicado ao chatbot, é possível nutrir esses potenciais clientes com conteúdos relevantes, de forma segmentada, e fazê-lo avançar no funil de vendas, levando até o fundo e melhorando as taxas de conversão. 

2 - Personalize a experiência 

É comprovado que uma experiência personalizada impacta positivamente as taxas de conversão de uma venda e existem algumas formas de colocar essa personalização em prática:

  • Utilize variáveis como nome e empresa nos chatbot;

  • Realize integrações, com redes sociais, por exemplo. Isso irá trazer mais dados sobre os leads;

  • Faça indicações de produtos e serviços que façam sentido para o lead;

  • Avise sobre lançamentos, retorno de estoque e outras informações de interesse do lead.

3 - Tenha um fluxograma

Um fluxograma, nada mais é, que uma representação gráfica dos diálogos previstos para o chatbot. Um mapa que irá determinar a partir de uma entrada específica, um tema, quais as mensagens variáveis de acordo com as respostas dada pelo usuário. 

Isso precisa ser mapeado antes da ativação do chatbot e deve ser atualizado constantemente, prevendo mudanças nas rotinas de atendimento, nos produtos, condições e até nas dúvidas dos usuários. 

4 - Use os feedbacks

Colete e utilize os feedbacks dados pelos seus usuários. Mantenha um mapeamento dessas informações que possam ser acessadas de forma organizada e que permita a extração e análise dos dados. Considere reclamações, elogios e utilize esses feedbacks para implementar melhorias em seus produtos e serviços.

5 - Teste seu chatbot

Nada de implementar e largar o chatbot de mão. Faça testes constantes e atualize as mensagens conforme o necessário, com mudanças nos processos ou lançamento de novos produtos. Além disso, testes constantes identificam possíveis bugs e permitem que erros sejam corrigidos mais rapidamente, diminuindo a frequência com que ocorrem. 

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