Como a personalização de conteúdo pode aumentar suas vendas?

A personalização de conteúdo tem, como o nome diz, o objetivo de entregar conteúdos de forma segmentada para diferentes públicos. Por meio de diferentes formas de captação, as empresas conseguem entregar materiais de acordo com o estágio onde o lead se encontra na jornada de compra. Na prática a personalização de conteúdo é aplicada em três passos essenciais:
Captura do lead: nesta etapa definimos quais informações do cliente precisamos coletar e de que forma faremos isso - estudos de mercado, pesquisas de satisfação, navegação em páginas e dados de terceiros podem funcionar como fontes.
Análise e organização da base: com os dados coletados, é preciso pensar em uma maneira de organizá-los e deixá-los disponíveis para utilização. O melhor caminho aqui é contratar uma plataforma de vendas/CRM que manterá a sua base atualizada. ]
Aplicação: por último, mas não menos importante, é necessário utilizar a inteligência adquirida a partir da base de clientes para o desenvolvimento de personas, temas para conteúdo e estratégia de campanhas para geração de novos leads.
Separamos 5 dicas que você pode seguir no momento de pensar na sua estratégia de conteúdo para que essa personalização e segmentação seja realizada da melhor maneira. Confira.
1 - Use o funil de vendas como base para a produção de conteúdo
Funil de vendas é uma definição visual da jornada de compra de um potencial cliente. Existem alguns modelos, uns com mais e outros com menos etapas e nomenclaturas diferentes para cada uma dessas fases. Mas, para simplificar, vamos usar a nomenclatura mais usual: topo, meio e fundo.
No topo do funil, estão as pessoas que têm dúvidas genéricas sobre o assunto que faz parte do seu nicho. Digamos que o produto que você vende é empréstimo para uma financeira, as pessoas no topo do funil podem ser aquelas que buscam formas de limpar o nome, como economizar dinheiro ou como sair do vermelho.
Logo, você não vai começar uma abordagem falando sobre o seu produto e sim escrevendo sobre esses temas mais genéricos que irão capturar a atenção de um lead potencial. Esse lead, além de ler um conteúdo de interesse, irá passar a conhecer a sua marca e o seu produto, que pode ser citado de forma orgânica no seu conteúdo.
A lógica será a mesma para as demais etapas do funil. E você deve produzir conteúdos focados em todas as etapas! Com um aprofundamento gradativo no meio e temas voltados para conversão nos conteúdos de fundo de funil.
2 - Mantenha seu foco em ajudar
Como falamos na dica anterior, você não pode começar a escrever já buscando converter tudo em vendas. O processo de personalização de conteúdo exige que você mantenha o foco em ajudar esses potenciais clientes a entender mais sobre o problema. Em alguns casos, esse potencial cliente nem sabe que tem um problema.
Logo, o seu conteúdo deve estar focado em informar sobre temas e problemas genéricos do seu nicho de atuação, que sirvam como atrativos para esses potenciais leads. Dessa maneira, ao encontrar um conteúdo de qualidade, também encontrará a sua marca, o seu produto e que você oferece uma solução para o problema sobre o qual ele pesquisa.
3 - Escreva para a sua persona
Uma persona é um personagem fictício criado a partir de clientes reais e usado para definir comportamentos genéricos, que ajudarão a guiar a produção de conteúdos, a criação de produtos e serviços e muitas outras tomadas de decisão da empresa.
Se a sua empresa já tem uma persona definida, ótimo! Utilize as definições para criar seus conteúdos, pensando nas necessidades e considerando características como idade, gênero, lugar onde mora, área de atuação etc. Isso irá ajudar a levar o seu conteúdo para pessoas reais que se aproximam mais da sua persona ideal, melhorando, no futuro, a sua taxa de conversão.
4 - Problema x Solução
Como o seu produto/serviço pode resolver o problema do cliente? Todo produto surge para resolver um problema. Você precisa conhecer esse problema e a forma como o seu produto pode solucioná-lo.
Conhecendo o problema e o seu produto, como solução ideal, você poderá oferecê-lo ao mercado e trabalhar seus conteúdos de forma a direcionar os leads em potencial para identificar tanto o problema, como a solução, desde o topo do funil.
5 - Busque um bom posicionamento na SERP
A forma como o consumidor se comporta mudou e segue mudando. Agora, o que mais importa sobre o site ou blog da sua empresa, é a posição que ele ocupa nos resultados de pesquisa do Google. Isso irá impactar diretamente tanto o volume, quanto a qualidades dos seus leads que entram no seu funil de vendas.
Alcançar um bom posicionamento na página de resultados do Google depende de uma série de otimizações, dentre elas estão:
Ter um site/blog tecnicamente bem desenvolvido estruturalmente;
Produzir conteúdos de qualidade e relevância;
Postar com constância;
Entregar conteúdos para todas as etapas do funil.
Agora que você já sabe como personalizar o seu conteúdo, vale a pena investir em uma plataforma completa de vendas que irá auxiliá-lo a organizar os leads coletados, definir ou otimizar a sua persona e melhorar cada vez mais a entrada de novos leads no funil.
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