Como a personalização de conteúdo pode aumentar suas vendas?

blog-post-image

A personalização de conteúdo tem, como o nome diz, o objetivo de entregar conteúdos de forma segmentada para diferentes públicos. Por meio de diferentes formas de captação, as empresas conseguem entregar materiais de acordo com o estágio onde o lead se encontra na jornada de compra. Na prática a personalização de conteúdo é aplicada em três passos essenciais: 

  1. Captura do lead: nesta etapa definimos quais informações do cliente precisamos coletar e de que forma faremos isso - estudos de mercado, pesquisas de satisfação, navegação em páginas e dados de terceiros podem funcionar como fontes.

  2. Análise e organização da base: com os dados coletados, é preciso pensar em uma maneira de organizá-los e deixá-los disponíveis para utilização. O melhor caminho aqui é contratar uma plataforma de vendas/CRM que manterá a sua base atualizada. ]

  3. Aplicação: por último, mas não menos importante, é necessário utilizar a inteligência adquirida a partir da base de clientes para o desenvolvimento de personas, temas para conteúdo e estratégia de campanhas para geração de novos leads. 

Separamos 5 dicas que você pode seguir no momento de pensar na sua estratégia de conteúdo para que essa personalização e segmentação seja realizada da melhor maneira. Confira.  

1 - Use o funil de vendas como base para a produção de conteúdo

Funil de vendas é uma definição visual da jornada de compra de um potencial cliente. Existem alguns modelos, uns com mais e outros com menos etapas e nomenclaturas diferentes para cada uma dessas fases. Mas, para simplificar, vamos usar a nomenclatura mais usual: topo, meio e fundo. 

No topo do funil, estão as pessoas que têm dúvidas genéricas sobre o assunto que faz parte do seu nicho. Digamos que o produto que você vende é empréstimo para uma financeira, as pessoas no topo do funil podem ser aquelas que buscam formas de limpar o nome, como economizar dinheiro ou como sair do vermelho. 

Logo, você não vai começar uma abordagem falando sobre o seu produto e sim escrevendo sobre esses temas mais genéricos que irão capturar a atenção de um lead potencial. Esse lead, além de ler um conteúdo de interesse, irá passar a conhecer a sua marca e o seu produto, que pode ser citado de forma orgânica no seu conteúdo.

A lógica será a mesma para as demais etapas do funil. E você deve produzir conteúdos focados em todas as etapas! Com um aprofundamento gradativo no meio e temas voltados para conversão nos conteúdos de fundo de funil. 

2 - Mantenha seu foco em ajudar 

Como falamos na dica anterior, você não pode começar a escrever já buscando converter tudo em vendas. O processo de personalização de conteúdo exige que você mantenha o foco em ajudar esses potenciais clientes a entender mais sobre o problema. Em alguns casos, esse potencial cliente nem sabe que tem um problema. 

Logo, o seu conteúdo deve estar focado em informar sobre temas e problemas genéricos do seu nicho de atuação, que sirvam como atrativos para esses potenciais leads. Dessa maneira, ao encontrar um conteúdo de qualidade, também encontrará a sua marca, o seu produto e que você oferece uma solução para o problema sobre o qual ele pesquisa.  

3 - Escreva para a sua persona

Uma persona é um personagem fictício criado a partir de clientes reais e usado para definir comportamentos genéricos, que ajudarão a guiar a produção de conteúdos, a criação de produtos e serviços e muitas outras tomadas de decisão da empresa. 

Se a sua empresa já tem uma persona definida, ótimo! Utilize as definições para criar seus conteúdos, pensando nas necessidades e considerando características como idade, gênero, lugar onde mora, área de atuação etc. Isso irá ajudar a levar o seu conteúdo para pessoas reais que se aproximam mais da sua persona ideal, melhorando, no futuro, a sua taxa de conversão.

4 - Problema x Solução

Como o seu produto/serviço pode resolver o problema do cliente? Todo produto surge para resolver um problema. Você precisa conhecer esse problema e a forma como o seu produto pode solucioná-lo. 

Conhecendo o problema e o seu produto, como solução ideal, você poderá oferecê-lo ao mercado e trabalhar seus conteúdos de forma a direcionar os leads em potencial para identificar tanto o problema, como a solução, desde o topo do funil. 

5 - Busque um bom posicionamento na SERP

A forma como o consumidor se comporta mudou e segue mudando. Agora, o que mais importa sobre o site ou blog da sua empresa, é a posição que ele ocupa nos resultados de pesquisa do Google. Isso irá impactar diretamente tanto o volume, quanto a qualidades dos seus leads que entram no seu funil de vendas. 

Alcançar um bom posicionamento na página de resultados do Google depende de uma série de otimizações, dentre elas estão: 

  • Ter um site/blog tecnicamente bem desenvolvido estruturalmente;

  • Produzir conteúdos de qualidade e relevância;

  • Postar com constância; 

  • Entregar conteúdos para todas as etapas do funil. 

Agora que você já sabe como personalizar o seu conteúdo, vale a pena investir em uma plataforma completa de vendas que irá auxiliá-lo a organizar os leads coletados, definir ou otimizar a sua persona e melhorar cada vez mais a entrada de novos leads no funil. 

Conte com a Redrive nessa missão, uma plataforma de venda com CRM, Sistema Multi-Atendimento, importação de CSV, funil de vendas, SMS em massa, importação e mensagens em massa via WhatsApp e muito mais! Tudo isso pelo melhor custo benefício do mercado. Conheça os planos disponíveis

Compartilhe conhecimento!