Como qualificar leads no processo de vendas para gerar engajamento

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Como qualificar leads no processo de vendas para gerar engajamento

A qualificação de leads no processo de vendas é um importante ponto para se considerar. Primordialmente, é claro, seu foco deve ser usar o marketing digital para impulsionar seus serviços.

Essa ideia se junta com várias outras em processos que podem otimizar muito o tempo. Dessa forma, sua equipe de vendas terá mais praticidade ao desenvolver os negócios eficientemente.

Deixando claro nesta introdução como que isso pode lhe beneficiar, a seguir você entenderá melhor. Além disso, haverão mais detalhes sobre alguns tópicos para informar de maneira completa.

O que é a qualificação de leads no processo de vendas

Inicialmente, consiste na segmentação do conteúdo de maneira a ser abordado por contatos para vendas. Com isso, geram-se melhores oportunidades para negócios com clientes cada vez maiores. Entre eles temos:

  • Leads que precisam de ajustes pelo marketing;

  • Intencionados para uma compra imediata;

  • Que não podem ser qualificados.

São esses os três grupos em que podemos qualificar os leads elaborados para venda. Desse modo, abre-se o caminho para que seja possível identificar e trabalhar melhor uma estratégia.

Por que é necessário desenvolver a qualificação de leads no processo de vendas?

Caso pense sobre o quão importante é fazer essa qualificação, considere a parte da dinâmica. Portanto, desenvolver uma relação ativa entre empresa e clientes gera um grande resultado positivo.

Essa estratégia não só traz melhores resultados, como ajuda na geração de mais oportunidades. Dessa forma, você efetivará quaisquer vendas atuais e também terá mais chances de negociações futuras.

Não qualificar de modo correto os leads traz riscos

O que pode complementar as razões para qualificar leads, pode ser riscos ao não fazê-lo. Assim sendo, vale também entender o que significa não efetuar esse procedimento nas suas vendas. Isso gera:

  • Ter um ciclo de vendas simples demais;

  • Conversão baixa de vendas;

  • Pouca eficiência com alto investimento;

  • Taxa de churn em alta e falhas durante as vendas.

Com isso, fazer uma qualificação de leads no processo de vendas é algo muito essencial. Bem como em outras estratégias, usar esta de maneira correta acarreta em resultados plenamente satisfatórios.

Como fazer a qualificação de leads de forma decente

Após se informar sobre o quão importante é fazer essa qualificação, hora do próximo passo. Ou seja, deve-se entender como fazer bem este processo para impulsionar suas vendas com clientes.

Antes de tudo, você deve saber avaliar um cliente em potencial para as suas vendas. Nesse sentido, existem cinco características fundamentais que lhe ajudarão a entender se ele é compatível. São elas:

  • Necessidade (Saber o quão necessária é a solução do lead por via de análise);

  • Adequação (Descobrir o quão viável a solução é para o lead);

  • Orçamento (Os custos da solução);

  • Timing (Compreender se é o momento ideal para o lead se tornar cliente);

Com essas características em mente, você observará um padrão gerado por informações sobre seu negócio. Desse modo, você terá um buyer persona na qualificação de leads no processo de vendas.

A ferramenta de qualificação ativa da Redrive pode te auxiliar a fazer este processo de forma automatizada utilizando inteligencia artificial e automações diretamente no seu WhatsApp

Métodos de qualificação

Usando as características citadas, você desenvolverá um método de qualificação para o seu cliente ideal. Dessa maneira, ele deverá ser rápido, prático e duplicável para usar com sua equipe.

Isso permitirá automatizar o processo para seu time, qualificando o máximo possível em menor tempo. Além de também diminuir as burocracias e aumentar a eficiência na qualificação para cliente ideal.

Ao definir se o cliente é muito, médio ou pouco qualificado, desenvolva um script. Todavia, ao invés de fazer manualmente, é possível recorrer a ferramentas que automatizam a qualificação.

8 erros que não devem ser cometidos para a qualificação de leads no processo de vendas

Como é um processo que precisa de bastante atenção ao ser executado, erros são comuns. Apesar disso, fique atento para não repetir os mesmos que as empresas costumam cometer. Por exemplo:

  • Não definir método de qualificação;

  • Separar o trabalho dos times de venda e de

    marketing;

  • Não definir um ICP (Ideal Customer Profile, ou Perfil Ideal de Cliente);

  • Priorizar somente o cargo do lead;

  • Não levar em consideração o relacionamento e focar apenas na venda;

  • Também não embasar as qualificações de leads;

  • Qualificar o contato ao invés da empresa como um todo;

  • Insistir desnecessariamente em leads pouco qualificados.

O quão benéfica é a qualificação de leads no processo de vendas

Para entender a necessidade de qualificar os leads, é válido se informar dos seus benefícios. Portanto, aqui estão alguns dos resultados positivos que esse processo pode lhe trazer.

  • Aumento na taxa de conversão;

  • Churn reduzido;

  • Seus leads serão melhor compreendidos;

  • Aprimoramento na eficiência da equipe de vendas;

  • Maior lucro nas vendas;

  • Mais receita comercial;

  • Previsibilidade dos objetivos nas suas vendas;

  • Ciclo de vendas reduzido e número de vendas aumentado.

Dicas de bons costumes da qualificação de leads

Há também as dicas de boas práticas para que sejam atraídos mais leads qualificados. Nesse sentido, é mais um complemento para a qualificação no processo de vendas. Por exemplo:

  • Fornecer bons conteúdos;

  • Ser sempre sincero para que se crie uma relação de confiança;

  • Memorizar as etapas do funil de vendas;

  • Utilizar as ferramentas de automatização;

  • Monitore os leads mesmo após a venda.

Com essas ideias sendo colocadas em prática, o resultado será clientes fiéis e engajados. Desse jeito, você abre portas para mais negócios e também para futuros novos clientes interessados.

O uso de ferramentas para classificar os leads

Você pode fazer a qualificação de leads no processo de vendas manualmente ou usar ferramentas. Dessa maneira, elas vão lhe auxiliar por meio de automação do serviço de qualificação. Conheça a Redrive e como ela pode te auxiliar neste processo.

A Redrive te ajuda na qualificação e a gerenciar o funil de vendas, que acaba definindo a compatibilidade.

Lead Scoring de qualificação

O resultado disso é o Lead Scoring, que ajuda na identificação das informações mais relevantes. Em outras palavras, é o que vai determinar se o lead está preparado para compra.

Entendendo o artigo

A qualificação de leads no processo de vendas é um processo que exige atenção. Por fim, é usando técnicas e ferramentas que você consegue fazer as vendas com clientes.

Descobrir os potenciais clientes, identificar suas informações mais importantes é parte do processo. Além disso, é fundamental saber definir seu cliente ideal para conseguir fechar as vendas.

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