Como utilizar o WhatsApp como estratégia para alavancar suas vendas?

blog-post-image

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, segundo levantamento feito pela We Are Social e Hootsuite. De acordo com outra pesquisa Digital 2022: Brazil, desta vez realizada pela Datareport, 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp. Isso equivale a 165 milhões de usuários. 

Neste conteúdo, vamos te contar porque é uma boa ideia utilizar o WhatsApp, além de te dar 13 dicas de como utilizar esse aplicativo para alavancar as suas vendas. Vamos lá? 

Por que usar o WhatsApp? 

A razão é muito simples: se a maioria dos brasileiros está lá, seus potenciais clientes também estão. Por isso, é importante ter uma estratégia eficiente de prospecção, para chegar até esses clientes, e também de venda e pós venda, já que o WhatsApp também se tornou um canal oficial de atendimento ao cliente em diversas empresas, justamente pela facilidade que oferece aos usuários. 

Além disso, o WhatsApp apresenta quase 100% de taxa de abertura, diferente do e-mail, outro canal muito utilizado para prospecção e vendas, mas que oferece em média 15 a 20% de taxa de abertura. 

13 dicas para começar a utilizar o WhatsApp

1 - Utilize o WhatsApp Business

WhatsApp Business é uma versão do aplicativo voltada para empresas, com funções especialmente desenvolvidas para negócios, vendas e atendimento. 

Um dos diferenciais, é permitir que o registro seja feito a partir de um telefone fixo. Outro benefício é o cliente saber que está falando com o perfil profissional da empresa que busca negócio ou atendimento. 

É importante que você faça o preenchimento das informações de perfil com máxima atenção, pois, dependendo da sua estratégia, o Whatsapp Business pode ser o primeiro contato do cliente com a sua marca/empresa. 

Além disso, é possível usar funcionalidades como mensagens automáticas de boas-vindas, métricas de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas, e marcar a etapa em que o cliente se encontra com etiquetas que ajudem na identificação e organização. 

2 - Organize sua base de contatos

É muito comum em uma estratégia de vendas via WhatsApp, as empresas utilizarem listas de contato bem extensas. Logo, para conseguir gerir essas listas de contato e todos os clientes que se encontram em diferentes etapas, é indispensável manter a organização. 

Para isso, vale utilizar as etiquetas disponíveis no WhatsApp Business, renomear contatos de acordo com a etapa do funil onde o cliente se encontra ou qualquer outra estratégia que funcione para o seu dia a dia. 

3 - Peça autorização aos clientes 

Na vontade de utilizar esse canal de prospecção e venda, você pode se sentir tentado a mandar mensagens para pessoas que não solicitaram ou autorizaram o seu contato. Isso é um erro. 

Além de poder gerar uma imagem negativa da sua empresa, existe uma grande chance de ser totalmente inútil, não trazer nenhum resultado ao negócio e ainda colocar em risco de sofrer denúncias no Procon. 

Por todas essas razões, comprar listas de contatos, e utilizá-las para prospecção e venda, é uma péssima ideia. 

4 - Crie listas de segmentação ao invés de grupos

Grupos, normalmente, são utilizados para reunir pessoas com um interesse em comum. Logo, essa não é a melhor maneira de falar com seus potenciais clientes, já que cada um pode ter uma necessidade ou problema diferentes. 

Além disso, ao preferir uma lista de pessoas segmentas, você preserva o tom de conversa, tão importante nesse tipo de estratégia. Você consegue personalizar a mensagem de acordo com o segmento de pessoas que esta conversando.

5 - Atenção para o conteúdo

As abordagens diretas de venda são muito comuns nas estratégias de WhatsApp, mas isso não impede de você investir na entrega de conteúdos de qualidade, que ajudam o seu prospect a entender melhor o seu problema e os caminhos para a solução. 

Aqui, vale investir em materiais ricos e conteúdos realmente relevantes para seus clientes e o nicho de atuação dele. 

6 - Siga um cronograma de mensagens

Nada de sair disparando mensagens sem nenhum planejamento via WhatsApp. Isso pode cansar rapidamente o seu cliente e acabar deixando uma péssima imagem sua. 

Crie um fluxo de cadência que inclua e-mail, redes sociais, WhatsApp e qualquer outro canal que faça sentido para a sua empresa e para o seu cliente. E lembre-se de definir intervalos de tempo entre os comunicados e respeitá-los. 

7 - WhatsApp Web

Nem todo mundo tem a habilidade de digitar e revisar conteúdos na telinhas dos smartphones, por isso, use e abuse do WhatsApp Web. Essa versão do aplicativo vai te permitir gerenciar todas as mensagens pelo computador. 

8 - Status do WhatsApp

Assim como no Instagram e no Facebook, o WhatsApp criou a funcionalidade Status, que permite a publicação de conteúdos em imagem que ficam visíveis para seus contatos por um período de 24 horas. Vale divulgar promoções, conteúdos de interesse ou qualquer outro material que você julgue interessante para o cliente.

9 - Use gatilhos mentais para converter

Por chegar diretamente  no celular do cliente, as mensagens enviadas via WhatsApp assumem um perfil bastante dinâmico. Por isso, vale utilizar gatilhos mentais voltados para a conversão. Os principais são: 

  • Urgência - Exemplo: Tenho uma oportunidade exclusiva pra você, mas preciso da sua resposta ainda hoje.

  • Escassez - Exemplo: Últimas unidades disponíveis. 

  • Prova social - Exemplo: Atendemos com sucesso mais de 200 clientes do seu segmento.  

  • Autoridade - Exemplo: Olá, me chamo Pedro e sou especialista em Consórcio Imobiliário.

10 - Utilize um número profissional

Nada de usar números pessoais para fazer prospecção e vendas, mesmo que o seu número seja muito conhecido ou já tenha contatos salvos na sua agenda. 

Um número novo e exclusivo para o negócio irá deixar a sua empresa muito mais profissional e repassar segurança para os seus clientes no futuro.  

11 - Evite virar spam

Cuidado com o excesso de mensagens exclusivamente de vendas. Inclua acompanhamentos, envio de materiais ricos e atendimentos para evitar que seu número seja considerado spam. 

12 - Observe as suas métricas

Como já falamos antes, o WhatsApp Business permite a mensuração de diversas métricas. Utilize esses números para melhorar seus conteúdos, observar a sua base, checar melhores dias e horários para disparos e as suas taxas de conversão.

13 - Integre com o seu CRM

Para que essa estratégia funcione de maneira fluida e eficaz, é indispensável que você tenha uma integração com o seu CRM. A Redrive permite integração completa com WhatsApp e outras redes sociais, mensagens em massa para prospecção ativa, gestão de contatos, funil de vendas, multiatendimento, chatbots com Inteligência Artificial e muito mais. Conheça os planos e comece a testar gratuitamente.

Compartilhe conhecimento!