Conheça aqui as fases do processo de vendas virtuais e como aplicá-las

Conheça as fases do processo de vendas virtuais
Para qualquer pessoa que possua um negócio, é importante que se conheça as fases do processo de vendas virtuais. Principalmente no momento de pandemia em que nos encontramos.
Independente daquilo que se vende, os meios virtuais já se provaram grandes alavancas. O estabelecimento, portanto, pode ser ampliado em diferentes aspectos pela internet. Por isso, para te ajudar, te apresentaremos esse processo de vendas.
O que é um processo de vendas virtuais
Esse processo é bastante semelhante ao de vendas presenciais. A diferença é que, obviamente, os dois precisam de abordagens diferentes. Além disso, as estratégias para concluir a venda são outras.
A prospecção, por exemplo, é a primeira etapa das vendas presenciais. Ela consiste no mapeamento do seu mercado para achar seus possíveis clientes. Na venda presencial, você pode ir até o cliente ou marcar algum tipo de reunião.
Nas vendas online, por sua vez, a prospecção é diferente. Quando é por meio de site, é necessário um estudo de Google Ads para saber quais são as maiores buscas. Nesse caso, também, o dono deve investir em propagandas em seu site, entre outras coisas.
Se as vendas forem por Instagram, até mesmo a prospecção muda. Ela pode ser feita, também, pelas hashtags ou pelo público em comum. Dessa forma, você pode buscar Instagrams do seu nicho e buscar seus clientes por ali.
Portanto, a parte mais importante do processo de vendas virtuais é: descobrir qual estratégia funciona melhor para a sua plataforma. Depois, pensar como é o funcionamento do seu nicho dentro dessa plataforma.
Por que é necessário investir em um processo de vendas virtuais
Como dito anteriormente, a pandemia revelou esse lado fundamental do mundo virtual nos negócios. É claro que isso não surgiu agora, mas seu papel entrou muito mais em evidência agora.
O marketing digital se tornou praticamente uma obrigatoriedade no século de praticidade em que estamos. Por isso, investir em espalhar sua marca por toda a parte, para torná-la visível, é um dos primeiros passos.
É a partir do marketing digital, também, que o processo de agregar valor no seu produto se torna mais fácil. Isso se dá porque você pode atingir mais compradores de forma simplificada: um post único tem um alcance enorme.
Mas, é claro que também deve-se levar em consideração que, dessa maneira, a concorrência se expande junto com você. Por isso a importância de investir em um processo de vendas virtuais e atualizar seu negócio perante o cliente.
7 fases de um processo de vendas online
Por ser 7 fases, parece que é um processo complicado. Mas, é bem simples, uma vez que você o internaliza. A prática delas, também, te ajuda a colocar a sua criatividade e testar quais funcionam melhor.
1- Escolha do produto pelo cliente
Seja por site ou mídias sociais, o primeiro passo de todos é o cliente escolher o produto desejado. Assim, a prospecção entra aqui no sentido de apresentar sua marca ao público alvo a partir do marketing digital. Consequentemente, ele pode escolher o que quer comprar.
Até o cliente escolher o produto, o papel da marca é saber para quem oferecer seus anúncios. Nesse ponto, portanto, entra o investimento em anúncios que falamos anteriormente.
2- Carrinho + cadastro
Após escolher o produto que quer, o cliente os coloca no carrinho virtual. Esse passo é decisivo para a conversão do seu estabelecimento. Isso acontece porque é muito comum que o cliente encha o carrinho, porém, não finalize a compra.
Para que isso aconteça menos, as lojas costumam pedir um cadastro do cliente nesse momento. Assim, mesmo que ele coloque no carrinho e saia, ainda há uma forma de converter: enviando e-mails para que ele lembre-se daquilo que deixou em aberto.
3- Fechamento do pedido
Assim, depois que o cliente decidir levar o pedido do carrinho, é a hora da consolidação da compra. Nessa etapa do processo de vendas virtuais, um dos fatores mais importantes é o seu UX.
O UX é relacionado à experiência do usuário. Na hora de fechar o pedido, é essencial que o site/ perfil seja fácil para o cliente. Dessa forma, não haverá empecilhos no fechamento.
4- Análise do pedido
Após o fechamento, entra em ação o financeiro da sua empresa. É esse setor que fica responsável pela análise do pagamento e dos dados do cliente. Esse passo deve ser um dos mais rápidos.
No máximo 24 horas depois do fechamento do pedido, o cliente espera que sua compra já seja aprovada. Caso haja alguma incongruência que acabou passando pelo cadastro, essa é a hora de resolver.
5- Confirmação de pagamento
Assim, finalizada a análise, o cliente recebe sua confirmação de pagamento. Nesse mesmo e-mail, também, ele espera receber um código de rastreamento. Dessa maneira, ele consegue acompanhar o status do seu pedido em tempo real.
6- Envio
Essa fase é inteiramente responsabilidade da sua empresa. É imprescindível que a logística esteja alinhada para que não haja grande demora ou mesmo falta. O estoque de seu negócio deve estar sempre atualizado para evitar problemas.
Aqui, entra em ação tanto seu controle de estoque, quanto de envio. Cada estabelecimento, dependendo do seu tamanho, utiliza uma forma. Pode ser pelo serviço dos correios ou mesmo uma entrega própria. O importante é a rapidez.
7- Pós-venda
Esse passo funciona exatamente como nas vendas presenciais. É o momento crucial para fidelizar seu cliente e fazê-lo satisfeito. Um cliente que tem seu pedido bem feito, acaba indicando seu serviço. Assim, aumentando sua rede de clientes de maneira orgânica e barata.
3 formas práticas de alavancar o processo de vendas online
1- Conhecendo seu público alvo
É imprescindível que no processo de vendas virtuais, você conheça seu cliente. Existem algumas coisas básicas que norteiam essa pesquisa:
Qual o sexo predominante dos seus clientes?;
Qual sua faixa etária?;
A que classe social pertencem?;
Quais são os produtos mais vendidos?
Dessa forma, seu negócio pode se expandir de maneira mais precisa. Além disso, você gasta menos dinheiro do que se tentasse atingir a todos.
2- Otimize seus processos
Independente de ser um serviço virtual ou presencial, isso é unânime: processos bem definidos facilitam toda a produção. Isso não significa que não há espaço para a criatividade. Significa apenas que sua empresa já estudou o suficiente para saber o que funciona ou não.
Portanto, agora você já sabe como facilitar e expandir suas vendas na internet. Te apresentamos o processo de vendas virtuais e esperamos que agora você consiga aplicá-lo no seu negócio.
3- Utilize engajamento no WhatsApp para Alavancagem
O WhatsApp e o principal ferramenta de comunicação do Brasil no momento, desta forma uma boa ideia para manter contato em massa durante todo o processo de vendas, com os robôs de inteligência artificial da Redrive voce consegue se comunicar durante todo o ciclo de vida do cliente de forma automatizada. Conheça mais como e este processo através de uma demonstraçao no nosso site.
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