Encantamento do cliente: 10 dicas para impactar seus resultados

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As técnicas de encantamento do cliente vão muito além de desenvolver discursos de venda sobre produtos e serviços. Tem muito mais a ver com compreender as dores do cliente e como a sua solução pode saná-la. 

Então, para começar, vamos descobrir do que se trata encantar clientes? 

O que é encantamento de clientes? 

O encantamento está ligado a toda a percepção que o cliente terá na jornada dele, desde o momento da prospecção até a finalização com a compra. 

Encantamento tem a ver com oferecer mais que produtos e serviços, é superar o que o cliente estava esperando, oferecendo a solução ideal e ainda tornar esse um momento memorável para o cliente. 

Não sabe exatamente por onde começar? Separamos 10 dicas para você encantar na prática e colher os resultados. Confere só.

1 - Conheça o seu cliente

Algumas pessoas confundem sorrisos, amabilidade e gentileza com encantamento do cliente. Todas essas coisas, é claro, indispensáveis durante todo o atendimento, mas o verdadeiro encantamento começa exige que você conheça o cliente o máximo possível.

Para isso, é necessário ouvir muito, estar atento aos sinais, sentimentos, linguagem corporal etc. 

2 - Invista em excelência de atendimento

Lembra dos sorrisos e gentilezas? Isso tudo entra aqui, mas também envolve mais. Você precisa tornar as etapas da jornada do cliente o mais eficiente possível. A rapidez com que você e a empresa solucionam a dor do cliente também é muito importante. Outra dica legal é, sempre que possível, oferecer diferenciais, condições e benefícios exclusivos aos clientes. 

3 - Deixe o seu cliente à vontade

A conversa com o cliente deve ser a mais natural e direta possível. Nem sempre é possível fazer isso já começando o papo falando de produtos e negócios. Para começar de uma forma mais leve, experimente falar sobre temas mais leves, pessoais, coisas que tenham em comum. Por isso a observação e escuta do cliente é tão importante. Além de entender a dor dele, você irá conhecê-lo melhor para que possa criar esse elo de maneira mais fácil. 

4 - Nunca julgue ninguém pela aparência

Pode parecer óbvio, mas essa é uma dica indispensável: independente de aparência, roupas, cor da pele ou qualquer tipo de orientação, todas as pessoas merecem ser tratadas com a mesma educação e respeito. Sejam elas de fato um potencial cliente ou não. Não dispense previamente ou faça pouco caso de alguém que busque atendimento ou orientação sobre o seu produto ou solução. 

5 - Dê sinceridade e receba confiança

Após ouvir, conhecer e deixá-lo à vontade, você já está a meio caminho de construir uma relação de confiança com esse cliente. O próximo passo é mostrar que você, a empresa e o produto ou serviço são o que ele procura e precisa. 

Para isso, mostre dados, números, depoimentos reais, cases de sucesso ou qualquer outra informação relevante que ajude o cliente a construir essa conexão com a sua solução.

6 - Conheça a sua marca e o seu produto

Agora, para fazer qualquer apresentação de venda e compartilhar dados e cases com potenciais clientes é indispensável que você conheça muito bem a sua marca, produto ou serviço. Vendedores são os primeiros, e algumas vezes os únicos, representantes da marca para o cliente. Por isso, é de vital importância que demonstrem domínio sobre as informações necessárias para tirar todas as dúvidas que podem vir a surgir ou impedir a finalização da compra.  

7 - Compreenda as necessidades do cliente

Não tente “empurrar” o que você deseja vender. Isso pode gerar um sentimento ruim no cliente e até levar à desistência. Foque em atender a necessidade real do cliente. É muito mais fácil você ter sucesso em uma venda dessa maneira. 

8 - Personalize seu atendimento

Essa dica está na posição 8, mas poderia estar na 1, pois é um complemento a dica 1 (Conheça o seu cliente), bem como Às dicas 2, 7, e assim por diante. 

Não dá para usar uma fórmula genérica, um discurso decorado ou uma abordagem única para atender todos os clientes. É claro que a explicação sobre a empresa, o produto ou os serviços seguiram um padrão, mas, como já dissemos, o atendimento não começa por aí. 

Comece escutando o problema, descobrindo interesses e construindo uma relação de confiança que permitirá que você faça um atendimento personalizado com cada potencial cliente. 

9 - Valorize o pós-venda

Vendeu? Excelente! Mas a experiência não deve terminar por aí. Mantenha um relacionamento, busque novas necessidades, mostre seus lançamentos e mostre que você e a empresa seguem à disposição. 

10 - Utilize toda a tecnologia disponível

Aplicativos, CRMs, chatbots, integrações. Cada vez mais tecnologias surgem para otimizar o dia a dia em vendas e facilitar o encantamento dos clientes. 

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