6 dicas para aproveitar o final de ano para vender mais

Uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou alta de 2,1% nas vendas de varejo no período das festas de final de ano deste ano. Essa é a primeira previsão positiva após dois anos consecutivos de queda, -2,7% em 2020 e -2,1% em 2021.
Já a pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projetou vendas durante a Black Friday deste ano em R$6,5 bilhões, e os pedidos online devem ultrapassar os 8,3 milhões, 3,5% a mais quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Além das vendas esperadas para a Black Friday e para o natal, temos outro grande evento que também promete impactar as vendas: a Copa do Mundo. De acordo com outra pesquisa da CNC, realizada no início de outubro, R$ 1,48 bilhão é a projeção de vendas relacionadas a copa em comércio e serviços. Esse valor representa uma alta de 7,9% em relação aos valores registrados na copa de 2018.
A apenas dois meses do final do ano e com todas essas estimativas positivas de vendas, esse é o momento ideal para você manter a organização, a estratégia e focar na consistência e em otimizar as ações que vem realizando durante todo o ano.
Separamos algumas 6 dicas e mais uma dica bônus importante para ajudá-lo a aproveitar o período e vender mais.
1 - Faça promoções relevantes
Black Friday chegando e Copa do Mundo também! A busca por Smart TVs, por exemplo, já aumentou 6,7% em lojas online, segundo pesquisa da CNC.
As possibilidades de promoções, ofertas, condições especiais são muito variadas e os consumidores estão propensos a gastar. Para aproveitar da melhor maneira, fuja das promoções falsas, muito comuns nesse período de Black Friday, o famoso "tudo pela metade do dobro!".
Estude seu estoque, as vendas realizadas durante o ano e defina promoções reais, relevantes e que realmente façam diferença tanto para os clientes, quanto para a sua empresa. O seu objetivo deve ser compensar os valores descontados com o volume vendido, aumentando o seu lucro.
Promoções relevantes também geram um outro impacto positivo: o cliente lembrará de você de maneira positiva e poderá considerá-lo primeiro na próxima compra.
2 - Atenção ao estoque
Antes mesmo de determinar as promoções ou qualquer condição especial, é necessário que você avalie com cuidado o seu estoque. Tanto para entender se você consegue atender a alta demanda, quanto para saber que produtos fazem mais sentido serem vendidos com valores promocionais. Os dados de vendas do ano irão ajudá-lo nessa definição.
3 - Use o WhatsApp
Onde está o seu cliente? De repente, ele pode não ser um usuário assíduo do Instagram ou do Facebook, mas pode utilizar o WhatsApp com mais frequência, logo, é lá que você deve ir para impacta-lo com as suas ofertas. Na plataforma de vendas Redrive é possível:
Utilizar uma base de dados com mais de 20 milhões de contatos;
Baixar a base de contatos do WhatsApp a partir dos celulares cadastrados na plataforma;
Fazer disparos em massa para o WhatsApp dos contatos selecionados;
Criar mensagens multimídia (texto, áudio, imagem e vídeo);
Agendar disparos;
Automatizar e segmentar esses disparos conforme a necessidade;
Manter a personalização mesmo em disparos em massa e segmentados;
Centralizar qualquer atendimento necessário a partir de respostas aos disparos dentro da própria plataforma.
Uma boa estratégia de venda por meio deste canal é muito importante e no final do ano pode fazer a diferença nos seus resultados.
4 - Treine o seu time
Nenhuma ação irá ser bem executada se o seu time de vendas estiver despreparado. Todos os vendedores devem estar treinados sobre os produtos, promoções, condições especiais, prazos de entrega e qualquer outra informação relevante para a venda. Clientes com dúvidas ou indecisos podem desistir da compra, por isso, seus consultores devem estar preparados para entender as necessidades do potencial cliente e orientá-los para os produtos e serviços mais adequados, reforçando custo-benefícios e diferenciais.
5 - Pagamentos
Oferecer diversas formas de pagamento também é indispensável, principalmente em momentos como a Black Friday, quando as pessoas planejaram comprar itens de maior valor. Lembre-se de oferecer a possibilidade de pagamentos com cartões de débito e crédito, Pix, carteiras digitais etc, sempre oferecendo ambientes seguros para que o cliente realize o pagamento.
6 - Use as redes sociais
Investir nas redes sociais é um excelente negócio, principalmente se o seu negócio vende online. Vale a pena fazer postagens orgânicas sobre sua marca, produtos e promoções, fazer algumas postagens patrocinadas e até investir em campanhas online no Google Ads e Meta (Facebook). Tudo é questão de avaliar o seu estoque e do seu time de vendas ter a sua capacidade de absorver a alta demanda.
Dica Extra
Final do ano não é o momento de fazer grandes mudanças internas ou na estratégia de vendas. O mais indicado é manter a organização, utilizar os dados de sua plataforma de vendas para traçar as metas desses últimos meses e aproveitar os aumentos de demanda gerados por essas datas especiais do varejo.
Confira algumas das otimizações que podem ser realizadas dentro da sua plataforma de venda na Redrive:
Organização da base de leads e clientes para ações de venda e pós-venda (upsell e upgrade);
Disparos em massa para prospecção;
Segmentação para ações personalizadas;
Integração com redes sociais e softwares.
A Redrive é uma plataforma de vendas e CRM que irá ajudá-lo a manter bases organizadas, permitindo prospecção ativa e integração com redes sociais e WhatsApp. Conheça os planos disponíveis.
Dê o seu feedback e continue a leitura 🥰