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6 dicas para aproveitar o final de ano para vender mais

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Uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou alta de 2,1% nas vendas de varejo no período das festas de final de ano deste ano. Essa é a primeira previsão positiva após dois anos consecutivos de queda, -2,7% em 2020 e -2,1% em 2021.

Já a pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projetou vendas durante a Black Friday deste ano em R$6,5 bilhões, e os pedidos online devem ultrapassar os 8,3 milhões, 3,5% a mais quando comparado ao mesmo período do ano passado. 

Além das vendas esperadas para a Black Friday e para o natal, temos outro grande evento que também promete impactar as vendas: a Copa do Mundo. De acordo com outra pesquisa da CNC, realizada no início de outubro, R$ 1,48 bilhão é a projeção de vendas relacionadas a copa em comércio e serviços. Esse valor representa uma alta de 7,9% em relação aos valores registrados na copa de 2018. 

A apenas dois meses do final do ano e com todas essas estimativas positivas de vendas, esse é o momento ideal para você manter a organização, a estratégia e focar na consistência e em otimizar as ações que vem realizando durante todo o ano. 

Separamos algumas 6 dicas e mais uma dica bônus importante para ajudá-lo a aproveitar o período e vender mais. 

1 - Faça promoções relevantes

Black Friday chegando e Copa do Mundo também! A busca por Smart TVs, por exemplo, já aumentou 6,7% em lojas online, segundo pesquisa da CNC. 

As possibilidades de promoções, ofertas, condições especiais são muito variadas e os consumidores estão propensos a gastar. Para aproveitar da melhor maneira, fuja das promoções falsas, muito comuns nesse período de Black Friday, o famoso "tudo pela metade do dobro!". 

Estude seu estoque, as vendas realizadas durante o ano e defina promoções reais, relevantes e que realmente façam diferença tanto para os clientes, quanto para a sua empresa. O seu objetivo deve ser compensar os valores descontados com o volume vendido, aumentando o seu lucro. 

Promoções relevantes também geram um outro impacto positivo: o cliente lembrará de você de maneira positiva e poderá considerá-lo primeiro na próxima compra. 

2 -  Atenção ao estoque

Antes mesmo de determinar as promoções ou qualquer condição especial, é necessário que você avalie com cuidado o seu estoque. Tanto para entender se você consegue atender a alta demanda, quanto para saber que produtos fazem mais sentido serem vendidos com valores promocionais. Os dados de vendas do ano irão ajudá-lo nessa definição. 

3 -  Use o WhatsApp

Onde está o seu cliente? De repente, ele pode não ser um usuário assíduo do Instagram ou do Facebook, mas pode utilizar o WhatsApp com mais frequência, logo, é lá que você deve ir para impacta-lo com as suas ofertas. Na plataforma de vendas Redrive é possível: 

  • Utilizar uma base de dados com mais de 20 milhões de contatos;

  • Baixar a base de contatos do WhatsApp a partir dos celulares cadastrados na plataforma;

  • Fazer disparos em massa para o WhatsApp dos contatos selecionados;

  • Criar mensagens multimídia (texto, áudio, imagem e vídeo);

  • Agendar disparos; 

  • Automatizar e segmentar esses disparos conforme a necessidade;

  • Manter a personalização mesmo em disparos em massa e segmentados;

  • Centralizar qualquer atendimento necessário a partir de respostas aos disparos dentro da própria plataforma.

Uma boa estratégia de venda por meio deste canal é muito importante e no final do ano pode fazer a diferença nos seus resultados.

4 - Treine o seu time

Nenhuma ação irá ser bem executada se o seu time de vendas estiver despreparado. Todos os vendedores devem estar treinados sobre os produtos, promoções, condições especiais, prazos de entrega e qualquer outra informação relevante para a venda. Clientes com dúvidas ou indecisos podem desistir da compra, por isso, seus consultores devem estar preparados para entender as necessidades do potencial cliente e orientá-los para os produtos e serviços mais adequados, reforçando custo-benefícios e diferenciais. 

5 -  Pagamentos

Oferecer diversas formas de pagamento também é indispensável, principalmente em momentos como a Black Friday, quando as pessoas planejaram comprar itens de maior valor. Lembre-se de oferecer a possibilidade de pagamentos com cartões de débito e crédito, Pix, carteiras digitais etc, sempre oferecendo ambientes seguros para que o cliente realize o pagamento.

6 - Use as redes sociais

Investir nas redes sociais é um excelente negócio, principalmente se o seu negócio vende online. Vale a pena fazer postagens orgânicas sobre sua marca, produtos e promoções, fazer algumas postagens patrocinadas e até investir em campanhas online no Google Ads e Meta (Facebook). Tudo é questão de avaliar o seu estoque e do seu time de vendas ter a sua capacidade de absorver a alta demanda.

Dica Extra

Final do ano não é o momento de fazer grandes mudanças internas ou na estratégia de vendas. O mais indicado é manter a organização, utilizar os dados de sua plataforma de vendas para traçar as metas desses últimos meses e aproveitar os aumentos de demanda gerados por essas datas especiais do varejo. 

Confira algumas das otimizações que podem ser realizadas dentro da sua plataforma de venda na Redrive: 

  • Organização da base de leads e clientes para ações de venda e pós-venda (upsell e upgrade);

  • Disparos em massa para prospecção;

  • Segmentação para ações personalizadas;

  • Integração com redes sociais e softwares. 

A Redrive é uma plataforma de vendas e CRM que irá ajudá-lo a manter bases organizadas, permitindo prospecção ativa e integração com redes sociais e WhatsApp. Conheça os planos disponíveis

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