6 passos para definir metas de vendas em sua empresa

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As metas são importantes em qualquer segmento ou equipe e ainda mais para um time de vendas. São as metas que irão guiar o planejamento, definir objetivos e os próximos passos que precisam ser tomados.  

Estabelecer metas reais, além de direcionar ações para o objetivo esperado, também é um importante motivador, mantendo o time focado e empenhado em algo comum.

Mas como definir uma meta de vendas que cumpra essa missão e ajude a otimizar a performance do time de vendas e da empresa como um todo? Esse é o tema deste artigo. Continue a leitura e descubra. 

Por que definir uma meta de vendas?

Como falamos anteriormente, as metas de venda são indispensáveis para definir prioridades, motivar e colocar objetivos claros para os membros de um time de vendas. 

No dia a dia, as metas irão auxiliar no planejamento, a manter a rotina de processos e também incentivar que os vendedores tenham autonomia, já que cada uma sabe o que precisa fazer e qual o objetivo de cada uma das ações. 

As metas também serão um importante agente no crescimento tanto individual de cada profissional, como da empresa como um todo, por isso, a definição dessas metas deve ser tanto real quanto ambiciosa. 

6 passos para definir metas em vendas

Explicada a importância e os benefícios de definir metas de vendas na sua empresa, vamos à parte prática. Preparamos 6 passos que irão auxiliar nesse processo. Confira. 

1 - Entenda o mercado

É impossível você determinar metas realista e exequível, sem levar em conta o mercado onde a sua empresa está inserida. 

Analise o contexto geral econômico, os percentuais de crescimento do segmento no qual atua, oferta e demanda do seu produto ou serviço, os concorrentes diretos e as possíveis mudanças de comportamento do seu público-alvo.  

2 - Escute seu time

As metas não devem ser definidas de forma unilateral. Envolva os membros do time nas desicões e difiniçõe. Considere os ciclos de meta passados, os resultados e os contratempos enfrentados. As sugestões de quem está na linha de frente, principalmente os vendedores mais experiêntes, irão ajudá-lo a definir uma meta muito mais condizente com a realizade da sua empresa. 

3 - Olhe para as suas métricas e indicadores

Além de considerar a opnicão e percepção dos vendedores, também é importante olhar para os números e projeções da empresa. 

Se a empresa, por exemplo, não estiver em uma situação ideal, as metas não devem ser de crescimento e sim voltadas para a resolução dos problemas. 

4 - Considere a capacidade de entrega da empresa

Aqui a palavra chave é logística. Sua empresa tem estoque necessário para atender uma grande demanda? E as entregas, no caso de e-commerces? Tudo deve ser considerado na hora de definir uma meta, pois as ações que vem para colocá-las em prática irão demandar estrutura e atendimento. 

5 - Defina metas desafiadoras, mas realistas

As metas devem ser sim realistas e estar dentro das possibilidades da empresa, tanto no sentido humano, quanto no sentido logístico. Mas elas também devem demonstrar confiança no time e no crescimento da corporação, devem trazer o desafio e tirar as pessos da zona de conforto para que busquem a evolução. 

6 - Não esqueça a motivação e o reconhecimento

Um propósito bem definido é algo que motiva e faz as pessoas trabalharem mais focadas, pois sabem exatamente onde querem chegar. 

Além de uma definição bem estruturada e  um acompanhamento consistente, também é importante que os vendedores sejam motivados para o cumprimento dessas metas. No dia a dia, um bom relacionamento com as equipes e o reconhecimento das conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, funcionam. 

Uma boa plataforma de vendas, que mantenha a sua base organizada, permita a construção de um funil de vendas, a execução de ações de marketing e a mensuração dos resultados, será indispensável para que você defina metas ideais e engaje o time no cumprimento delas. A Redrive faz tudo isso e muito mais por você. Conheça os planos disponívels.

 

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