Cultura de vendas: o que é e como criar uma para o seu negócio?

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Os setores de vendas, na maioria das empresas, são, naturalmente, áreas muito pressionadas e focadas em resultados. As metas de vendas, competitividade entre os colegas de time e cobrança de outros setores, podem tornar o dia a dia estressante, afetando os resultados individuais e, consequentemente, os resultados da empresa como um todo. 

A cultura de vendas é focada em atitudes positivas que visam implementar ações que engajem e motivem os times e tragam resultados sem pressões desnecessárias. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios que trazem e como colocar em prática na sua empresa. 

O que é cultura de vendas? 

Cultura de vendas são ações, valores e regras definidas com o objetivo de definir um time de vendas no dia a dia de uma empresa. 

Além de definir o comportamento de um time comercial, a cultura de vendas também pode orientar para uma meta ou missão mais ampla, como por exemplo "aumentar o faturamento em 15%" ou "vender 10% a mais no periodo". 

Quais os benefícios de implementar uma cultura de vendas? 

Uma cultura de vendas positiva e bem definida, ajuda o time comercial a conquistar melhores resultados e ter um dia a dia mais agradável e focado, com processos de venda bem estruturados. Outros benefícios de uma cultura de vendas: 

  • Planejamento estruturado;

  • Aumento das vendas;

  • Mais autonomia para o time de vendas;

  • Melhora a qualidade do atendimento. 

Como colocar em prática uma cultura de vendas na sua empresa?

Trace metas e objetivos claros 

O primeiro passo para começar a implementar uma cultura de vendas positiva no negócio é definir metas claras e alcançáveis, baseados em resultados anteriores e na capacidade de atendimento e logística da empresa, mas que ainda sejam desafiadoras. Também é importante deixar claro para os times como essas metas foram definidas e o caminho para alcançá-las.  

Contrate um bom time de vendas 

Para construir uma cultura de vendas é preciso um time composto por profissionais com qualidades e habilidades que contribuam para isso. Contratar vendedores alinhados com os valores e que tenham uma postura e atitudes positivas no dia a dia será indispensável para que ações e planejamento se tornem de fato uma cultura de vendas. 

Tenha uma comunicação clara e eficiente 

Para que uma cultura de vendas mantenha-se alinhada, é preciso que exista uma comunicação clara entre diretoria, lideranças e vendedores. As metas precisam estar claras e as ações necessárias precisam estar justificadas pela estratégia. Uma comunicação direta evitará mal entendidos e conflitos desnecessários. 

Invista em treinamentos  

Os treinamentos e mentorias são uma parte importante na construção de uma cultura de vendas. É por meio do aprendizado contínuo que será possível incentivar o desenvolvimento de habilidades, atualizações para novas tecnologias e para acompanhar o mercado. Treinamentos recorrentes também ajudam a manter a  motivação do time comercial e incentiva o compartilhamento de conhecimentos entre os colegas de equipe. 

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