Matriz SWOT: o que é e como utilizar para melhorar seus resultados em vendas

Quando se fala em planejamento estratégico, existe uma gama de métodos que podem auxiliar na definição de planos e ações que irão beneficiar os resultados do seu negócio.
Um desses métodos é a matriz SWOT, tema deste artigo no qual vamos explicar o que é essa ferramenta, como ela funciona, a sua utilidade e como colocar em prática.
O que é matriz SWOT?
SWOT é uma sigla para as palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam em tradução para o português: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por isso, essa ferramenta também é conhecida como análise FOFA, que corresponde às palavras em português.
A principal função de uma matriz SWOT ou FOFA é fazer uma análise, interna e externa, de uma empresa para então traçar um plano de ação visando o crescimento no mercado em que está inserida. A matriz aplicada ao ambiente interno da empresa irá determinar as forças e fraquezas do negócio. Já a matriz aplicada ao ambiente externo irá mostrar as oportunidades e ameaças do mercado em relação ao negócio.
Ambiente interno: é aquele sobre o qual a empresa tem controle e pode realizar ações.
Ambiente externo: é aquele sobre o qual a empresa não tem controle, não pode realizar ações, mas que, ainda assim, influencia em seus resultados.
A matriz ponto a ponto
Dito isso, o próximo passo é entender, ponto a ponto, o que cada variável dessa matriz significa e busca determinar.
Strengths (Forças)
Essa variável da matriz busca identificar, no ambiente interno da empresa, as características que representam vantagens, aptidões em relação à concorrência, ou seja, os pontos fortes do negócio.
Imagine um restaurante localizado na rua de um centro comercial bastante movimentado. Neste caso, a localização do negócio pode ser considerada uma vantagem frente à concorrência.
Para definir as forças de um negócio, existem algumas perguntas chave que podem ser consideradas:
Quais a maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes, seu diferencial?
Quais atividades tem facilidade de realizar no dia a dia?
Quais os seus melhores recursos?
Como anda o engajamento dos seus clientes?
A intenção dessa consulta deve estar sempre focada em identificar os pontos fortes, as vantagens que o seu negócio apresenta.
Weaknesses (Fraquezas)
A variável de fraquezas busca identificar, também no ambiente interno, as características que representam desvantagens em relação à concorrência, ou seja, pontos fracos do negócio.
Vamos usar de novo o exemplo de um restaurante? Imagine que, dessa vez, o restaurante fica localizado em uma rua pouco movimentada, sem outros comércios na proximidade e em um lugar de difícil acesso. Neste caso, a localização do negócio é uma fraqueza em comparação com outros estabelecimentos melhor localizados.
Opportunities (Oportunidades)
As oportunidades aparecem na variável sempre que o ambiente externo afeta positivamente um negócio. Tratam-se de características que a empresa não pode controlar.
Pode ser um cenário político-econômico mais favorável no país, um grande evento sendo realizado na cidade onde o negócio está ou qualquer outra vantagem que não pode ser modificada pelo negócio, apenas aproveitada.
Threats (Ameaças)
Já as ameaças são aqueles fatos, eventos ou características externas que afetam negativamente o negócio e, assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa.
Imagine um resort de férias localizado em um grande balneário durante um período de fortes tempestades. Ou uma plantação durante períodos de estiagem intensa. O clima, nesses casos, é uma ameaça aos negócios que não pode ser controlada ou amenizada.
Qual a utilidade de uma análise SWOT?
A principal utilidade de realizar uma análise SWOT/FOFA é ajudar negócios a identificarem pontos fortes que podem ser aproveitados e pontos fracos que precisam ser melhorados e, a partir disso, traçar um plano estratégico com ações a serem colocadas em prática.
Uma SWOT/FOFA pode ser utilizada em qualquer empresa, seja uma que está começando ou um com muitos anos de mercado.
Como colocar a matriz SWOT em prática?
1 - Identifique seus pontos fortes e fracos em relação aos concorrentes
Analise e identifique seus pontos fortes e fracos internos que possam ser considerados vantagens ou desvantagens em relação aos seus concorrentes direto no seu nicho de mercado.
2 - Identifique as oportunidades e ameaças
Aqui, você deve olhar com mais atenção para o mercado onde está inserido e identificar as oportunidades e ameaças às quais o seu negócio está suscetível. Lembre-se de considerar não apenas o momento atual no qual está inserido, mas também as condições futuras que façam sentido na análise.
3 - Correlacione as variáveis da matriz
Com todos os dados organizados, chegou a hora de traçar o melhor plano de ação a partir do que foi identificado na matriz.
Neste processo, conte com a tecnologia para tornar essas análises baseadas em informações realistas e atualizadas. A Redrive é uma plataforma completa de vendas que permite o registro de base de contatos, funil de vendas e outras informações importantes para a sua empresa. Conheça a Redrive e veja os planos disponíveis
Dê o seu feedback e continue a leitura 🥰