O que é SPIN Selling e como usar para alavancar suas vendas

Uma das técnicas mais utilizadas atualmente, o SPIN selling foi desenvolvido, nos anos 80, a partir da pesquisa do psicólogo Neil Rackham, que passou 12 anos analisando abordagens telefônicas para venda em 20 países.
Aqui nesse conteúdo, vamos te explicar o que é e como utilizar o SPIN Selling na prática. Vamos lá?
Spin selling é uma técnica de vendas baseada em uma metodologia de quatro passos: Situação, Problema, Implicação, Necessidade. As iniciais dessas palavras formam o termo SPIN, usado para definir o método.
Para fazer a aplicação prática da metodologia, o vendedor deve acrescentar em sua abordagem perguntas específicas em cada fase da jornada de compra.
Metodologia na prática
Fazer as perguntas certas durante uma abordagem para venda é um passo indispensável para que o seu prospect perceba sozinho que possui um problema e que você tem a solução para ajudá-lo.
Para isso, é preciso entender cada ponto da metodologia e também as perguntas principais para cada um deles.
Situação
Nesta fase, o vendedor está focado em entender a situação do cliente, coletar informações sobre o problema e fatos sobre ele. Lembrando que você já deve chegar nesta etapa munido das informações básicas sobre o cliente. Logo, formule questões que permitam a contextualização da situação e ajudem na qualificação do cliente.
As perguntas de situação tendem a parecer genéricas, mas é importante que sejam feitas sempre relacionadas ao seu mercado de atuação e direcionadas ao nicho, gerando uma necessidade de reflexão por parte do cliente.
Exemplos de perguntas de Situação
Pode me contar sobre a situação que você enfrenta no seu negócio?
Qual é a sua maior dificuldade hoje?
Qual o seu posicionamento no mercado?
O que pode melhorar?
Problema
Este é o momento de fazer o potencial cliente perceber que ele tem um problema. Logo, o foco aqui é descobrir as dores enfrentadas no dia a dia. Lembre-se de contextualizar e focar no seu nicho de atuação para que a abordagem seja o mais personalizada possível.
Exemplos de perguntas de Pergunta
Pode me falar um pouco sobre as dores ou obstáculos que enfrenta hoje?
Você enxerga possíveis soluções para essas dores?
Qual a percepção do seu público, interno e externo, sobre essas questões?
Implicação
Já na fase de implicação, o vendedor deve focar em descobrir o que as dores estão causando, os impactos que esses problemas estão causando nos resultados do negócio. O importante aqui é focar em visualizar problemas e consequências práticas, sem abordar possíveis soluções que você tenha para essas questões.
Exemplos de perguntas de Implicação
Me conte sobre as consequências desse problema na prática?
Quais frentes, times ou resultados estão sendo impactados por esses problemas?
Há quanto tempo esses problemas existem?
Quanto tempo você consegue seguir da forma como está sem afetar seus resultados?
Necessidade
Na última etapa da jornada, o foco é fazer o cliente entender a importância da solução, e o impacto positivo que isso terá em seus resultados. Para isso, faça perguntas que instiguem o potencial cliente a visualizar a sua rotina após a contratação da solução e com o problema resolvido.
Exemplos de perguntas de Necessidade
Como seria o seu dia a dia se esse problema fosse solucionado?
Como seria melhorar seus resultados em 20%?
Você acha que é possível resolver esse problema sem investir em uma solução?
Cuidados ou pontos de atenção
Se seguida da maneira correta, o SPIN selling é uma metodologia eficaz para vendas, já que é focada no que mais importa em qualquer prospecção: ouvir o cliente, fazê-lo entender o próprio problema e visualizar o produto/serviço como a solução ideal. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados no momento da formulação das perguntas.
Cuidado para o cliente não se sentir interrogado, a abordagem precisa ser um bate papo, uma troca, e as perguntas devem ser feitas da forma mais fluida possível. Mantenha sempre o contexto, focado no problema específico do prospect e evitando abordagem genéricas. Mesmo que você tenha uma lista pronta com todas as perguntas, não se prenda necessariamente a ela, as respostas dos clientes são mais importantes que qualquer roteiro.
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