O que você precisa saber sobre as etapas do processo de vendas

blog-post-image

Para garantir o sucesso das vendas de qualquer produto, é necessário saber as etapas do processo de vendas. Não são muitas fases, por isso é bem possível aprendê-las. Além disso, a prática também faz com que elas se internalizem e fiquem cada vez mais fáceis.

Para te ajudar, portanto, fizemos esse artigo completo para você se dar bem no seu negócio. Independente de qual seja o ramo, as dicas são adaptáveis. Ademais, os passos são os mesmos e seu papel é trazê-los para o seu universo.

Como entender as etapas do processo de vendas

Em geral, para entender as etapas do processo de vendas é preciso, antes de mais nada, conhecer seu objetivo. Estudando seu estabelecimento, você aprende quais são seus pontos fortes e fracos.

Assim, quando você conhece de fato sua atividade, e inicia o funil de vendas: entender os processos. Depois disso, é só aplicá-los no seu negócio com bastante planejamento. Que também é outra palavra importante para vendas.

Planejamento é a base do sucesso. É claro que a criatividade é sempre bem vinda e é indispensável. Mas, planejar seus passos para atingir os objetivos é imprescindível. Você precisa ter todas as suas metas bem traçadas para executar as etapas da melhor forma.

Dessa forma, juntando o estudo sobre o seu mercado e sobre as etapas em si, você passa a entendê-las. Porque, afinal, sem saber para onde quer ir, não dá para saber como chegar lá.

Para que serve as etapas de um processo de vendas?

As etapas do processo de vendas servem para te dar um norte de duas coisas: o que fazer e como mensurar seus resultados. Além disso, as fases servem para você otimizar suas vendas e gerenciar melhor.

Afinal de contas, com menos processos e mais definidos, fica mais fácil de gerenciar. Consequentemente, você consolida seu estabelecimento e consegue ampliá-lo de maneira mais fluida. Seja com mais funcionários, parcerias ou qualquer outra coisa que desejar.

Como uma espécie de reação em cadeia, a produtividade aumenta no mesmo passo. Por isso, um tempo que você tira para planejar, dá frutos em várias áreas do negócio. E, obviamente, isso inclui o lucro.

Portanto, perceber e entender as etapas é investir no seu próprio rendimento. Pode parecer difícil no começo, mas aos poucos as etapas do processo de vendas passam a ser feitas naturalmente.

Como funciona o marketing no processo de vendas

Dentro das etapas do processo de vendas, o marketing é uma ferramenta absolutamente fundamental. Ele não configura necessariamente uma etapa, mas, sim, um boost para suas vendas.

Principalmente depois de 2020, em que ficamos em nossas casas, as vendas tiveram que mudar. Por isso, muitas lojas e serviços se adaptaram ao ambiente virtual e ampliaram seus clientes. Assim, o marketing digital passou a ser, também, parte importante do negócio.

Portanto, vale muito a pena dedicar tempo para aprender, mesmo que o básico disso. Pois levar seu estabelecimento para as redes sociais pode ser o segredo para a virada. O Instagram, por exemplo, provou ser uma grande vitrine para novos negócios.

Entretanto, nem só da parte digital vive o marketing. Em sua essência, ele é a forma de vender seu produto. Seu papel fundamental nas etapas do processo de vendas é, sobretudo, agregar valor.

Assim, provar que seu produto é importante para o cliente é fundamental. E, mais que isso, provar que sua marca traz um impacto diferente na vida das pessoas. A missão não é fácil, mas a conexão é um grande segredo para o aumento das vendas.

5 etapas para montar um processo de vendas eficiente

Agora, você já entendeu a função e como funcionam os processos dentro da comercialização. Portanto, vamos de fato às partes que constituem as etapas do processo de vendas:

Prospecção

Essa é a etapa mais cansativa, porém uma das grandes bases do funil de vendas. Prospectar significa encontrar clientes. Não necessariamente ir atrás fisicamente, mas mapear seu mercado.

Descobrir as carências daqueles que são seus possíveis clientes é muito importante nessa etapa - e na próxima também. Prospectar, portanto, é ir em busca do seu público. Sempre pensando que ele não aparecerá como um passe de mágica e que pode demorar.

Abordagem

Após encontrar seus possíveis clientes, chega a parte de abordá-los. Cada um requer uma estratégia de abordagem diferente para que a conversão seja alta. Sem estudar seu cliente, a abordagem fica muito mais difícil.

Por isso, descobrir a dor daquele para quem você quer vender não pode ser dispensado. Assim, descobrindo qual a carência que o outro sente no mercado, você pode oferecer seu serviço.

Negociação

Nessa fase, o vendedor ganha menos destaque do que nas outras etapas do processo de vendas anteriores. Isso se dá porque o cliente também ganha posição de barganha nesse ponto.

Entretanto, por mais que o cliente também deva ser ouvido - não só nessa parte, obviamente - você deve se posicionar. Sabendo da dor do cliente, portanto, você possui maior poder de negociação.

Isso se dá porque, por mapear bem o que ele precisa, o vendedor adquire uma vantagem. Oferecer um serviço bem feito e, além disso, necessário, traz valor ao seu produto. E a partir do momento que o cliente percebe esse valor, a venda fica mais fácil.

Nessa etapa entra, é claro, o bom senso. Não é só porque o seu serviço agrega valor na vida do cliente, que ele pode ser exorbitante. Mapear os preços do seu mercado também é uma parte muito válida do processo.

Fechamento

De todas as etapas do processo de vendas, essa é a mais tranquila. Nesse momento, você adquiriu a confiança do cliente e conseguiu sua venda. É importante, claro, manter sua palavra sobre quaisquer assuntos que vocês tenham acordado.

É no fechamento, também, que você pode dar abertura para o início de uma fidelização do cliente. Mas isso faz parte do próximo, e último, processo.

Pós-venda

Essa é a etapa mais fundamental para a manutenção do cliente. Pensando em termos financeiros, é aqui que entra uma das maiores economias. Uma vez que manter seu cliente é mais barato do que prospectar por novos.

Portanto, é no pós-venda que seu comprador pode confiar e indicar o seu produto. Manter sempre sua palavra e oferecer descontos únicos são exemplos de como mantê-los.

Dessa forma, você agora está mais apto a melhorar seus serviços. Já conhece as etapas do processo de vendas e quais suas funções. Além disso, agora já poderá ampliar seu estabelecimento, pois compreendeu a necessidade desse planejamento.

Utilizando a Redrive você pode interagir com com seus contatos durante todo o ciclo de vida do contato dentro do seu negocio. Caso queira agendar uma reunião de demonstração você pode seguir neste link

Compartilhe conhecimento!