O que é previsibilidade em vendas?

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Para definir metas e crescer nos negócios é indispensável que sua empresa consiga fazer projeções a curto, médio e longo prazo, acompanhando comportamentos de mercado e estar preparada para a competitividade entre concorrentes. 

Neste artigo, vamos te apresentar o conceito de previsibilidade em vendas e como ele pode melhorar seus resultados.  

O que é previsibilidade em vendas?

Previsibilidade em vendas é uma variável utilizada para fazer projeções de negócio em um determinado intervalo de tempo, ou seja, quanto uma empresa pode ser rentável em um certo período de acordo com dados já coletados. 

A incerteza sobre rendimentos futuros de uma empresa afeta diretamente a gestão, já que, sem a possibilidade de prever lucros futuros, será mais difícil determinar orçamentos, tomar decisões assertivas e fazer investimentos, o que também irá impactar o crescimento do negócio.  

Quais os benefícios de utilizar a previsibilidade em vendas?

Como apontamos anteriormente, a previsibilidade em vendas irá oferecer a possibilidade de prever a rentabilidade de um negócio em um determinado período, mas essa não é a única vantagem. 

Implementar a previsão de vendas irá ajudar no dia a dia de trabalhos dos times, facilitando os alinhamentos sobre processos e metas, além de favorecer uma visão mais ampla sobre as possibilidades e situação geral do negócio. 

Essa visão mais clara da empresa e do futuro dos lucros trará benefícios, dentre eles:

  • Otimização de investimentos e aplicação de recursos;

  • Estratégias de marketing mais eficientes;

  • Contratações mais estratégicas;

  • Produção otimizada de acordo com a demanda;

  • Melhor compreensão das sazonalidades de mercado;

  • Análise e otimização de metas. 

5 dicas para colocar a previsibilidade em vendas em prática

1 - Defina metas alcançáveis

O primeiro passo para alcançar a previsibilidade é estabelecer metas reais, baseadas nas possibilidades reais do seu processo. Faça avaliações periódicas dos objetivos e, se necessário, realinhe as estratégias para fugir de metas inatingíveis. 

2 - Acompanhe os KPIs de venda

Para que seja possível realizar essas avaliações periódicas, será necessário acompanhar de forma consistente os indicadores comerciais que fizerem sentido dentro da sua estratégia. É importante fazer avaliações frequentes, principalmente das taxas de retorno dos investimentos feitos.

Acompanhar esses dados, além de trazer insights sobre a empresa e os processos, também deixará claro quais ações estão trazendo resultados positivos e devem ser mantidas e quais precisam ser realinhadas.  

3 - Treine o time de vendas

Ao começar uma análise consistente de métricas, os treinamentos serão necessários, tanto para manter o time informador sobre os objetivos e metas do negócio, quanto para atualizações de pitch de vendas, metodologias e aproximação dos times. 

4 - Organize o funil de vendas

O funil de vendas não é algo engessado e deve sempre ser atualizado conforme o processo da empresa, eventuais mudanças, perfil de clientes e demandas do mercado. Por isso, o funil de vendas deve ser flexível e buscar atender às necessidades dos leads em cada uma das etapas.

5 - Invista em automação de processos

Quanto mais automatizado for o seu processo, mais organizado ele será e com mais possibilidades de coleta de dados e, consequentemente, mais facilidade de implementar uma previsibilidade de vendas, já que tudo que você precisa estará visível e registrado de forma confiável.

Nesse processo, a contratação de uma plataforma de vendas e CRM é indispensável, pois, é ela que irá manter a sua base de clientes organizada, permitirá a definição do funil de vendas e oferecerá dados consistentes sobre a operação. Ainda não tem um CRM? Então conheça a Redrive, uma plataforma completa que oferece: CRM, Sistema Multi-Atendimento, importação de CSV, funil de vendas, SMS em massa, importação e mensagens em massa via WhatsApp e muito mais! Tudo isso pelo melhor custo benefício do mercado. Veja os planos disponíveis. 

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