Quanto tempo leva para implementar uma plataforma de vendas e obter resultados?

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O processo de implementação de uma plataforma de vendas é algo que deve ser muito bem planejado e executado. Algumas empresas, por pressa, falta de conhecimento ou direcionamento, acabam desistindo e cancelando o sistema dois, três meses após o início do processo de implementação por achar que não estão obtendo os resultados esperados. 

Mas esse é um grande erro, pois, como toda implementação, etapas precisam ser seguidas e exigem paciência e disciplina, já que  o sistema só terá o resultado esperado com a alimentação e atualização constante. 

Neste conteúdo, vamos te explicar algumas das etapas de implementação e o tempo médio que leva para as empresas começarem a obter resultados. Confira. 

Tempo de implementação do software

Por mais simplificado e intuitivo que uma plataforma de vendas ou CRM seja, a implementação do sistema, com ajustes necessários e subida de bases de dados e uma organização mínima leva pelo menos 3 meses. E essa é só a primeira etapa do processo. 

Processos

Juntamente com a implementação do sistema, talvez faça sentido aproveitar a melhoria para rever e melhorar alguns dos processos do negócio, como o atendimento ao cliente, funil, vendas e até as estratégias de marketing utilizadas para prospecção. 

Treinamento

Não importa o tamanho da sua empresa ou o número de funcionários, a implementação de uma plataforma de vendas ou CRM demandará o envolvimento e treinamento das pessoas, que devem entender o funcionamento, como subir e atualizar as bases, como funciona cada etapa do funil de vendas, saber identificar erros a serem corrigidos e como fazer essas correções. Você deve prever essa fase no momento da contratação da ferramenta já que, após a implementação do sistema, será necessário ensinar as pessoas a utilizarem a nova plataforma.  

Estratégia e Planejamento

E assim como qualquer ferramenta, você precisa ter uma estratégia sólida para que a contratação e implementação da ferramenta não sejam uma perda de tempo e dinheiro. Você precisa definir metas. Pode ser prospectar novos clientes qualificados, fidelizar clientes, implementar programas de fidelidade ou indicadores. Mas é importante que essas metas estejam claras dentro da estratégia e sejam repassadas para todo o time. 

Atualização constante

Como já dissemos anteriormente, a plataforma de vendas ou CRM é um processo que exigirá atualização constante. Sem os dados e informações atualizadas, o sistema não é nada. Para tirar o máximo proveito do seu novo sistema é preciso dominar e utilizar uma metodologia de gestão de clientes. Revise os cadastros de clientes, Segmente em grupos que façam sentido, reveja canais de atendimento, interaja com os clientes e personalize os seus serviços. 

Conclusão

Cada empresa é uma empresa, e dependendo do tamanho, número de funcionários e base de clientes a implementação completa pode levar menos ou mais tempo. Mas é praticamente impossível que a implementação mínima seja feita em menos de 4 meses: 3 meses para software e pelo menos um mês para treinamento básico de time. 

Além disso, é importante lembrar que uma plataforma de vendas exige atualização constante para ser funcional e trazer resultados. 

Depoimento de quem usa a Redrive

Antes de contratar e começar a transformar o seu dia a dia, que tal escutar um case de sucesso de quem fez o processo da maneira correta. Confira: 

"Meu nome é Ana, trabalho com marketing de afiliados e adquiri a Redrive para aumentar meu alcance, mas acabei me deparando com muito mais que isso. Encontrei um sistema completo, que além de me dar o alcance que eu buscava, ainda me deu informações super valiosas que fizeram esse alcance ser assertivo. Eu já estava usando o sistema uns dias antes da mentoria e já havia tentado enviar algumas mensagens, mas quase não estava obtendo respostas. De um disparo em massa para uma base de 700 contatos, 50 pessoas responderam. Depois da mentoria, eu ajustei minha forma de abordagem, entendi que o caminho pelo WhatsApp era diferente do que eu estava acostumada a usar por outras redes sociais, então apliquei o que foi passado na mentoria, mudei a frase e fiz um disparo para mil pessoas, mesmo sendo dito pra não mandar tantas de uma vez, mas fiz porque como já havia feito um disparo grande e não havia quase obtido respostas, não achei que a diferença seria tanta. Pois bem, de um disparo para uma base de 997 pessoas, 400 responderam! Ou seja, a diferença que a mentoria fez pra mim aqui foi absurda!"

Ana Moreira, marketing de afiliados. 

O exemplo da Ana deixa claro a importância de respeitar todas as etapas e aproveitar todos os treinamentos, mentorias e cursos disponibilizados pela Redrive. Isso irá te ajudar a extrair o melhor de todas as funções oferecidas pelo sistema. 

A Redrive é uma plataforma completa de CRM e prospecção ativa que permite automatizar os processos, realizar a gestão completa dos seus contatos, inclusive via smartphone, e utilizar dados para tomar decisões mais estratégicas. Você pode conhecer os planos disponíveis clicando aqui. 

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