Saiba como aplicar o método AIDA para entender o comportamento do consumidor

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Metodologia AIDA: de olho no comportamento do consumidor 

AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, sendo uma ferramenta de marketing. Ela visa entender o comportamento do consumidor guiando-o ao longo do funil de vendas.

O conceito é importante para os marketeiros levando em consideração todas suas fases. Essas são etapas pelas quais o cliente deve passar de maneira progressiva até tornar-se um consumidor.

É importante, portanto, entender o significado da AIDA para aplicá-lo da melhor maneira. Assim, os resultados serão eficientes e a renda da sua marca deve aumentar consideravelmente. Alcançando metas grandes e necessárias para elevar seu capital.

O que é a metodologia AIDA 

A AIDA é uma metodologia usada em vendas para entender o comportamento dos possíveis consumidores. O conceito é pautado pelo funil de vendas, ou seja, acompanhando desde o início até o fim da compra.

Para entender o que seu lead precisa para avançar nas etapas é preciso fazer algumas perguntas:

  • O que meu futuro comprador pensa?

  • Qual seu maior desejo?

  • Em geral, o que será necessário para que ele realmente adquira algo?

Com base nas respostas a esses questionamentos é possível pensar melhor nas etapas. Assim, a AIDA personaliza-se de modo a tornar-se mais específica e eficiente. Dessa maneira, conseguindo obter excelentes resultados para seu time de marketing.

Por que é importante utilizar a metodologia AIDA para o seu negócio?

O modelo é importante porque traz diversos benefícios para sua empresa. Com ele o empreendedor organiza seu processo de vendas e o torna mais eficaz. O que também facilita o trabalho desse setor, deixando-o automatizado.

A AIDA é extremamente versátil, podendo encaixar-se perfeitamente em diversos estilos de negócio. Assim, ela é capaz de possuir diferentes estratégias dentro de sua proposta de venda. Algumas das mais conhecidas são:

  • Landing page;

  • Newsletter;

  • E-mail marketing;

Utilizá-la significa ter um plano claro e coeso que auxilie suas equipes de marketing. Além de aumentar suas chances de convalidar o negócio e conquistar novos compradores.

Com a Redrive você pode também utilizar esta incrível ferramenta para definir diferentes formas de comunicação com seus clientes através do marketing de conversas.

As 4 etapas da metodologia AIDA: atenção, interesse, desejo, ação 

Conhecendo o significado da sigla é importante entender o que é cada palavra. Dessa maneira, é mais fácil entender o que elas podem propiciar para sua estratégia.

Atenção

Em geral, a AIDA prega por ganhar a atenção do visitante, gerando um interesse nas ofertas disponíveis. Por isso, é preciso cuidado para o contexto visual da sua página. Olhando em detalhes como:

  • Cores;

  • Tamanho;

  • Posição dos elementos da página.

Deixe traços marcantes somente para o que for necessário destacar aos olhos do usuário. Lembre-se que uma imagem poluída e um site lento pode ter um resultado contrário ao que se pretende.

Interesse

Chamar atenção tem como objetivo principal gerar interesse no seu lead. Por isso, é válido colocar informações em destaque em sua página. Elas devem mostrar para o visitante que tem o que ele procura e pode suprir suas necessidades.

É importante que a palavra-chave buscada apareça em destaque na Landing Page, por exemplo. Para atrair o cliente e o levar a um próximo passo do funil de vendas. Assim, aproximando-se ainda mais da compra final. 

Desejo

Esse é um dos pontos mais demorados da AIDA, pois requer muita análise e estratégia. Seu intuito principal é fazer com que o futuro comprador sinta que você pode atender suas necessidades.

Para tanto, é preciso mostrar-se válido e confiável, com bons indicadores de confiabilidade. Eles são responsáveis por alterar a taxa de conversão e podem ser os seguintes itens:

  • Depoimentos;

  • Lista de clientes;

  • Garantias;

  • Comentários.

Ação

Transformar o desejo em ação, para tanto é preciso ter instruções claras do que fazer. Assim, mantendo-se coerente durante a jornada de compra e não exigindo informações sensíveis. É o momento de consolidar a venda com ofertas interessantes.

5 dicas para utilizar a metodologia AIDA com sucesso

Até aqui vimos como a AIDA funciona de forma simples e eficaz em seu propósito. Por isso, saiba como aplicá-la em seu negócio para alcançar os resultados desejados. Como um modelo de comunicação que oferecerá diretrizes sobre como agir.

É preciso usá-lo com diferentes plataformas para alcançar um público-alvo mais extenso. Assim, auxiliando o trabalho da equipe de marketing em cativar um público cada vez maior.

Crie personas

Neste caso é importante ter um personagem bem definido que represente seu cliente potencial. Sendo um dos caminhos obrigatórios na hora de traçar sua estratégia de ação. 

Comece pela atenção

Saiba chamar a atenção com anúncios publicitários interessantes que atraiam os novos consumidores. Para tanto, tenha em mente a mensagem que quer transmitir e onde encontrar pessoas interessadas nela.

Crie o interesse

Faça conteúdo que se concentre nas necessidades do consumidor, com características realmente relevantes a ele. Pois, focando no problema central, seu marketing conseguirá entregar a mensagem certa.

Estimule o desejo

É preciso fazer com que o cliente sempre tenha o anseio de solucionar o seu problema. Por isso, mostre que é importante resolvê-lo e que você pode ajudar. Tente ser irresistível com uma conexão emocional capaz de criar um vínculo sincero.

Evite que os consumidores descubram por conta própria o valor de seu produto. Fazendo com que o preço seja menos importante que o relacionamento criado entre vocês.

Garanta a ação

Nesse ponto da AIDA falta muito pouco para a venda ser efetuada com sucesso. Por isso, dê apenas o empurrão final, oferecendo descontos, brindes ou um frete grátis. Além disso, mantenha um canal de comunicação aberto para conseguir esclarecer todas as dúvidas.

A AIDA em seu negócio

Nesse artigo vimos que essa estratégia é simples, mas funciona muito bem. Ela serve para guiar seus leads por meio do funil de vendas, estimulando que a compra seja realizada. Sendo que, se bem estruturado, o método dá uma receita pronta para como o marketing agir. 

Em geral, a AIDA deve atingir o público-alvo com a mensagem correta em cada uma de suas etapas. Muitas marcas já a utilizam para conquistar e fidelizar cliente, assim ela serve para:

  • Envolver;

  • Persuadir;

  • Converter clientes potenciais.

Para garantir sua eficiência é preciso saber claramente tudo que se almeja. Então, saiba quem é sua pessoa, qual será sua estratégia e como você irá a realizar. Pois, com um bom planejamento ela irá apresentar resultados consideráveis a sua marca.

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