Saiba como aplicar o método AIDA para entender o comportamento do consumidor

Metodologia AIDA: de olho no comportamento do consumidor
AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, sendo uma ferramenta de marketing. Ela visa entender o comportamento do consumidor guiando-o ao longo do funil de vendas.
O conceito é importante para os marketeiros levando em consideração todas suas fases. Essas são etapas pelas quais o cliente deve passar de maneira progressiva até tornar-se um consumidor.
É importante, portanto, entender o significado da AIDA para aplicá-lo da melhor maneira. Assim, os resultados serão eficientes e a renda da sua marca deve aumentar consideravelmente. Alcançando metas grandes e necessárias para elevar seu capital.
O que é a metodologia AIDA
A AIDA é uma metodologia usada em vendas para entender o comportamento dos possíveis consumidores. O conceito é pautado pelo funil de vendas, ou seja, acompanhando desde o início até o fim da compra.
Para entender o que seu lead precisa para avançar nas etapas é preciso fazer algumas perguntas:
O que meu futuro comprador pensa?
Qual seu maior desejo?
Em geral, o que será necessário para que ele realmente adquira algo?
Com base nas respostas a esses questionamentos é possível pensar melhor nas etapas. Assim, a AIDA personaliza-se de modo a tornar-se mais específica e eficiente. Dessa maneira, conseguindo obter excelentes resultados para seu time de marketing.
Por que é importante utilizar a metodologia AIDA para o seu negócio?
O modelo é importante porque traz diversos benefícios para sua empresa. Com ele o empreendedor organiza seu processo de vendas e o torna mais eficaz. O que também facilita o trabalho desse setor, deixando-o automatizado.
A AIDA é extremamente versátil, podendo encaixar-se perfeitamente em diversos estilos de negócio. Assim, ela é capaz de possuir diferentes estratégias dentro de sua proposta de venda. Algumas das mais conhecidas são:
Landing page;
Newsletter;
E-mail marketing;
Utilizá-la significa ter um plano claro e coeso que auxilie suas equipes de marketing. Além de aumentar suas chances de convalidar o negócio e conquistar novos compradores.
Com a Redrive você pode também utilizar esta incrível ferramenta para definir diferentes formas de comunicação com seus clientes através do marketing de conversas.
As 4 etapas da metodologia AIDA: atenção, interesse, desejo, ação
Conhecendo o significado da sigla é importante entender o que é cada palavra. Dessa maneira, é mais fácil entender o que elas podem propiciar para sua estratégia.
Atenção
Em geral, a AIDA prega por ganhar a atenção do visitante, gerando um interesse nas ofertas disponíveis. Por isso, é preciso cuidado para o contexto visual da sua página. Olhando em detalhes como:
Cores;
Tamanho;
Posição dos elementos da página.
Deixe traços marcantes somente para o que for necessário destacar aos olhos do usuário. Lembre-se que uma imagem poluída e um site lento pode ter um resultado contrário ao que se pretende.
Interesse
Chamar atenção tem como objetivo principal gerar interesse no seu lead. Por isso, é válido colocar informações em destaque em sua página. Elas devem mostrar para o visitante que tem o que ele procura e pode suprir suas necessidades.
É importante que a palavra-chave buscada apareça em destaque na Landing Page, por exemplo. Para atrair o cliente e o levar a um próximo passo do funil de vendas. Assim, aproximando-se ainda mais da compra final.
Desejo
Esse é um dos pontos mais demorados da AIDA, pois requer muita análise e estratégia. Seu intuito principal é fazer com que o futuro comprador sinta que você pode atender suas necessidades.
Para tanto, é preciso mostrar-se válido e confiável, com bons indicadores de confiabilidade. Eles são responsáveis por alterar a taxa de conversão e podem ser os seguintes itens:
Depoimentos;
Lista de clientes;
Garantias;
Comentários.
Ação
Transformar o desejo em ação, para tanto é preciso ter instruções claras do que fazer. Assim, mantendo-se coerente durante a jornada de compra e não exigindo informações sensíveis. É o momento de consolidar a venda com ofertas interessantes.
5 dicas para utilizar a metodologia AIDA com sucesso
Até aqui vimos como a AIDA funciona de forma simples e eficaz em seu propósito. Por isso, saiba como aplicá-la em seu negócio para alcançar os resultados desejados. Como um modelo de comunicação que oferecerá diretrizes sobre como agir.
É preciso usá-lo com diferentes plataformas para alcançar um público-alvo mais extenso. Assim, auxiliando o trabalho da equipe de marketing em cativar um público cada vez maior.
Crie personas
Neste caso é importante ter um personagem bem definido que represente seu cliente potencial. Sendo um dos caminhos obrigatórios na hora de traçar sua estratégia de ação.
Comece pela atenção
Saiba chamar a atenção com anúncios publicitários interessantes que atraiam os novos consumidores. Para tanto, tenha em mente a mensagem que quer transmitir e onde encontrar pessoas interessadas nela.
Crie o interesse
Faça conteúdo que se concentre nas necessidades do consumidor, com características realmente relevantes a ele. Pois, focando no problema central, seu marketing conseguirá entregar a mensagem certa.
Estimule o desejo
É preciso fazer com que o cliente sempre tenha o anseio de solucionar o seu problema. Por isso, mostre que é importante resolvê-lo e que você pode ajudar. Tente ser irresistível com uma conexão emocional capaz de criar um vínculo sincero.
Evite que os consumidores descubram por conta própria o valor de seu produto. Fazendo com que o preço seja menos importante que o relacionamento criado entre vocês.
Garanta a ação
Nesse ponto da AIDA falta muito pouco para a venda ser efetuada com sucesso. Por isso, dê apenas o empurrão final, oferecendo descontos, brindes ou um frete grátis. Além disso, mantenha um canal de comunicação aberto para conseguir esclarecer todas as dúvidas.
A AIDA em seu negócio
Nesse artigo vimos que essa estratégia é simples, mas funciona muito bem. Ela serve para guiar seus leads por meio do funil de vendas, estimulando que a compra seja realizada. Sendo que, se bem estruturado, o método dá uma receita pronta para como o marketing agir.
Em geral, a AIDA deve atingir o público-alvo com a mensagem correta em cada uma de suas etapas. Muitas marcas já a utilizam para conquistar e fidelizar cliente, assim ela serve para:
Envolver;
Persuadir;
Converter clientes potenciais.
Para garantir sua eficiência é preciso saber claramente tudo que se almeja. Então, saiba quem é sua pessoa, qual será sua estratégia e como você irá a realizar. Pois, com um bom planejamento ela irá apresentar resultados consideráveis a sua marca.
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