Tudo que precisa saber sobre funil de vendas e como alcançar os melhores resultados

Tudo que você precisa saber sobre o funil de vendas
Para quem quer melhorar sua conversão de clientes o funil de vendas é necessário. Ele é uma das ferramentas de marketing mais importantes do mundo. Por isso tem uma ligação direta com o marketing de conteúdo e com resultados positivos.
Capaz de auxiliar as equipes a guiar um cliente em potencial até tornar-se uma conversão. Logo, acaba sendo uma estrutura prática de acompanhar a evolução do consumidor desde a sua captação.
Nele é importante organizar os processos desde a descoberta até a consciência da marca. Para que se crie uma identificação que possa resultar não só em uma aquisição. Mas também, em uma fidelização futura, de forma a manter o indivíduo leal.
O que é o funil de vendas?
O funil de vendas é uma estratégia criada para conduzir o cliente até a compra. Porém, ele dedica-se a estágios mais iniciais antes de chegar nesse ponto. Dessa forma, ele educa o futuro comprador além da aquisição, mas também, com identidade.
Ele dará suporte ao público-alvo ao longo de toda jornada, desenvolvido com base em sua oferta. Por meio dele é possível gerar leads e utilizá-los em momentos específicos, de forma automática. Assim, cada ação será diferenciada ao longo dele, dando mais personalidade.
O funil de vendas é chamado assim, por causa de seu formato. No início ele deve ter muito mais pessoas do que as que realmente serão convertidas no final. Por isso ele costuma ser dividido entre 3 e 7 partes conforme necessário para o negócio.
Dos indivíduos do topo poucos irão percorrer a jornada de conhecimento até efetuar uma compra. Mas, os que o fizerem terão uma experiência completa e provavelmente sairão muito satisfeitos.
Essa técnica de marketing utiliza fundamentos de diversas metodologias de vendas. Por isso, é preciso entender quais são as que podem funcionar melhor para o seu negócio. Assim o serviço será personalizado e eficaz para lhe auxiliar a atingir suas metas.
Suas etapas costumam ser divididas, para o maior entendimento, da seguinte maneira:
Prospecção;
Qualificação;
Apresentação;
Maturação;
Negociação;
Fechamento;
Acompanhamento.
Cabe a sua equipe identificar em qual estágio sua persona encontra-se. Propiciando, assim, o melhor e mais qualificado tratamento a ser usado com ela.
Por que é importante utilizar o funil de vendas para o seu negócio?
O funil de vendas é importante porque transforma um comprador potencial em real. Para isso, ele o conduz por todos os estágios necessários para convencimento. Logo, a missão é muito clara e eficaz em sua proposta de:
Atrair;
Encantar;
Vender;
Fidelizar.
Ele precisa ser bem executado para entregar valor e criar identificação com a marca. Porque, se for realizado de forma precisa, possivelmente conquistará uma fidelização. Além de conseguir com que o próprio cliente faça divulgação a seu favor.
Cada etapa do funil de vendas deve ser pensada de uma forma específica. Porque assim seu serviço será personalizado, distinguindo-se de qualquer concorrência que possa existir. Mas, é importante não esquecer seu propósito que é:
Dar suporte à jornada;
Gerar confiança;
Garantir vendas.
Suas três etapas mais concretas são o início, o meio e o fim. Porém, elas podem ser desmembradas e determinadas de diferentes maneiras, conforme for mais favorável ao negócio.
Para criá-lo são necessários cerca de quatro processos bem definidos:
Construir as personas da sua marca;
Trace o caminho necessário até a compra;
Escolha as etapas de conversão que serão necessárias;
Automatize o processo em um CRM de Venda.
Para que o funcionamento do funil de vendas seja válido tanto quanto espera-se, é preciso planejar corretamente. Dessa maneira será possível criar conteúdo relevante e que se converta em vendas concretas.
As 3 etapas do funil de vendas
Cada um dos momentos possuem características distintas que precisam ser pensadas e respeitadas. Elas servem para indicar qual o nível e a qualificação do cliente com relação à venda.
Topo do funil
É a fase onde o cliente descobre a marca e começa seu aprendizado. Sendo assim, é comum que os consumidores precisem de muito conteúdo para expandir seu conhecimento. Logo, atinge um grande número de pessoas, que deve reduzir até o final do funil de vendas.
Meio do funil
Nesse momento o cliente compreende e reconhece o problema que o levou ao seu negócio. Assim, ele entende que você oferece uma solução interessante a essa questão. No espaço, os números de interessados já devem ser bem menor que o inicial.
Essa desistência ocorre devido a necessidade de qualificação que não atrai tantas pessoas. Portanto, diminui a quantidade do topo, mas torna-se mais específico. O que vai facilitando o entendimento e deixando-o mais próximo de realizar uma compra.
Fundo do funil
Quando sua persona alcança o fundo do funil de vendas, ela está pronta para adquirir seu produto. Portanto, é o momento onde ela provavelmente irá compará-lo com similares. Precisando ser convencida de que a sua marca é mais válida e importante.
A identificação é um ponto importante para que você seja preterido. Pois ele estará predisposto a realizar a compra com quem for mais próximo a seus ideais. Por isso precisa ter ofertas personalizadas e que mostre interesse aos gostos demonstrados pelo seu cliente.
5 dicas para utilizar o funil de vendas com sucesso
Para obter sucesso nessa empreitada pode ser necessário entender um pouco mais sobre ela. Dessa maneira algumas dicas de como montar o seu funil de vendas pode ajudá-lo a sair-se bem.
Construa as personas
É preciso saber para quem seu produto foi feito e quem ele pode atingir. Como a estratégia visa principalmente educar as pessoas para serem clientes, é preciso entender o que querem. Assim, a persona elaborada no início do planejamento será seu principal alvo.
Lembre-se que o termo é diferente de público-alvo por segmentar mais, criando um cliente ideal. Mas, ele deve ser baseado em clientes reais que tenham dúvidas, questionamentos e desejos.
Invista em um time de marketing
Tenha profissionais que agreguem valor e saibam como construir um funil de vendas. Isso irá poupar recursos e gerar resultados eficazes como espera-se.
Trace as etapas da jornada
Entenda que cada momento do processo irá precisar de um tipo de conteúdo. Portanto, defini-los bem irá lhe ajudar a entender como trabalhar.
Saiba o momento de converter
Às vezes cativar e criar uma identidade pode ser um processo mais longo do que se espera. Assim, é importante saber qual o momento em que o cliente está pronto. Para assim enviar ofertas e levá-lo a efetuar uma compra.
Automatize o processo no CRM de Vendas da Redrive
Quando for implementar o sistema de marketing digital, procure automatizá-lo. Dessa maneira será possível manter o controle sobre as etapas onde o cliente encontra-se.
O Funil de Vendas da Redrive ja esta formatado para uma operaçao simples e pratica para utilizaçao, algumas tarefas funcionam ja de forma automatizada enquanto outras podem ser definidas pelo vendedor.
Funil de Vendas
Como foi dito, o funil de vendas é uma das principais ferramentas para aquisição de novos clientes. Ele é prático, gera interesse e identificação, para com os consumidores. Assim, torna-se capaz de aumentar a renda do seu negócio de forma orgânica e automática.
Dê o seu feedback e continue a leitura 🥰