Tudo que você precisa saber sobre a jornada de compra do cliente

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A jornada de compra do cliente é decisiva para elaborar uma estratégia de venda. A princípio, define os passos antes do ato de adquirir um produto. Portanto, conhecer as etapas que levam a fechar a compra pode fazer seus lucros aumentarem.

Esse caminho começa quando alguém decide realizar uma compra ou contratar um serviço. Desde já, o percurso pode ser melhorado na hora de vender o seu produto. Para isso, é preciso entender o que é essa jornada e os principais passos.

O que é jornada de compra do cliente? 

Em geral, a jornada é o método que empresas usam para montar a interação com o freguês. Neste sentido, observam todas as ações, desde o primeiro contato até a pós-venda. Assim, fazem com que toda a experiência seja fiel à sua marca.

Nesta trajetória, o desafio dos empreendimentos é manter uma relação longa com o consumidor. Já que, as diferentes divisões de gostos e perfis dentro de uma base dificultam essa tarefa. Logo, ela vem mudando com o passar do tempo.

A jornada de compra do cliente, não é só o percurso até a compra. Também, tem que ser visto como uma forma da instituição saber o que melhorar. Já que, com essa noção, consegue saber o caminho, reduzindo barreiras e aprimorando a experiência.

Por que é importante utilizar a jornada de compra do cliente para o seu negócio?

Não faltam vantagens para uma empresa ao conhecer o percurso que seu consumidor faz. De início, essa jornada é a experiência dele. Sendo esta, a melhor propaganda para seu negócio.

Conhecendo a jornada de compra do cliente você terá muitas vantagens contra a concorrência. Logo, conheça alguns desses benefícios.

Crescimento orgânico por indicações

Clientes fiéis defendem sua marca e a divulgam para todos à sua volta. Bem como, a defende de qualquer comentário negativo. Dessa forma, você precisa saber atrair sua atenção.

Um negócio só consegue ter essa conquista, por meio de boas experiências. Então, esse cuidado com a atenção dada ao consumidor tem que ser o objetivo principal. Com isso, você aumentará os lucros da empresa com pouco esforço extra.

Melhora na retenção de clientes

A melhor forma para medir o sucesso do empreendimento é com a taxa de retenção. Afinal, consumidores felizes não trocam de loja na jornada de compra do cliente. Pelo contrário, além da sua frequência, ajudam na conquista de novos fregueses.

Um cliente fiel irá consumir por muito tempo. Bem como, pode custar menos a um estabelecimento do que a busca por um novo. Por fim, retê-los é uma estratégia de longo prazo para a manutenção do negócio.

Aumenta o gasto médio e as vezes que compra

Com uma boa experiência do consumidor na jornada de compra do cliente é possível vender mais. Além, do impacto positivo na relação e de reter fregueses. Assim como, fazer ele comprar mais, aumentando o seu tempo e gastos na empresa.

Existem diversas ideias para aumentar o gasto médio dentro da empresa. Porém, elas precisam estar em sincronia com os consumidores fiéis. Dessa forma, conhecendo seu público, você não pode deixar o consumidor esquecer algum item.

As 4 etapas da jornada de compra

No geral, a jornada de compra do cliente é dividida em quatro grupos, são elas:

  • Aprendizado e descoberta;

  • Reconhecimento do problema;

  • Consideração das soluções;

  • Decisão de compra.

Um bom trabalho focado na experiência do freguês passa por essas quatro etapas. Por isso, esses pontos serão tratados um a um.

Aprendizado e descoberta

No primeiro momento, o consumidor ainda não tem ideia do que deseja. Somente, sabe que possui uma necessidade e vai aprender mais sobre. Neste momento, surge a chance de chamar sua atenção e fazê-lo perceber qual o problema.

Nesta fase, sugere-se que o diálogo tem que ser leve, tentando descobrir essa necessidade. Então, nada de tentar resolver o problema rápido, a descoberta tem que ser do consumidor. Afinal, na jornada de compra do cliente, o principal envolvido é ele.

Reconhecimento do problema

Com ele já reconhecendo que tem um problema, inicia sua pesquisa atrás da solução. Com isso, começa a fase de busca e comparação. A partir disso, você o orienta sobre quais soluções são bem-vindas.

Dessa forma, acontecem as pesquisas de comparação, qual o melhor modelo, custo-benefício. Por fim, compara todos os resultados e decide qual a opção ideal para seu estilo. Neste ponto, o papel do vendedor é orientá-lo de maneira segura para sua escolha.

Consideração da solução

Com a consciência do seu problema, começa a busca por fazer o investimento. Então, na jornada de compra do cliente, este passo é o mais delicado. Aqui, têm-se a noção do que deseja como solução e começa a considerar as opções.

Este é o momento de mostrar o seu produto e porque ele é o melhor. A princípio, é importante criar um senso de urgência, não deixando para resolver em outra situação. Além de não deixar tempo para buscar outras soluções.

Decisão de compra

Agora é o momento final, depois de analisar as opções ele toma a decisão. Portanto, é o momento de mostrar o diferencial da sua empresa. Assim, convencendo ele de que o seu produto é a escolha certa.

5 dicas para utilizar jornada de compra com sucesso

Para que a jornada de compra do cliente seja completa e dinâmica, sua empresa precisa estar preparada. Por isso, apresentamos cinco dicas que vão dar aquela força para sua empresa. Assim, são elas:

  • Disponibilidade de atendimento;

  • Envolvimento dos funcionários;

  • Torne a jornada agradável;

  • Personalização do atendimento;

  • Não foque somente no último passo.

A disponibilidade para atender os seus frequentadores a qualquer momento pode fazer a diferença. Para isso, oferecer a opção de autoatendimento é uma solução de baixo custo. Além de, fazer seus clientes tirarem suas dúvidas fora do horário comercial.

Ter a equipe unida no espaço do trabalho gera um bom atendimento. Portanto, dê acesso a todas as ferramentas necessárias para o trabalho. Desde plataformas simples até um computador são estratégias eficientes.

Faça a experiência da jornada de compra do cliente agradável. Já que, se o cliente sentir muitos obstáculos para conseguir fechar um negócio, dificilmente retornará. Logo, com uma experiência duvidosa na sua empresa, ele não fará uma nova compra.

Personalizar o atendimento pode fazer com que ele se sinta único. Assim, trazer ações proativas, acaba agregando valor. Esta, pode ser o ponto essencial que transforma o comprador em um defensor da marca.

Não é uma ação simples conhecer os passos da jornada de compra.  A princípio, não descarte a busca de uma consultoria para seguir com um plano completo. Lembre-se que melhorar a experiência dos clientes, trará a fidelidade deles a sua marca. Para finalizar voce pode utilizar a Redrive em todas as etapas da jornada de compra do cliente, engajando seu cliente e utillizando nossas ferramentas para automatizar o trabalho pesado.

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