Veja conosco como otimizar o funil de vendas para vender mais

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Como otimizar o funil de vendas para vender mais

Uma das melhores estratégias para negócios é utilizar o funil de vendas para vender mais. Por vezes, quem está iniciando não tem muito conhecimento dessa parte das vendas. Entretanto, pode ser uma ótima ferramenta para te auxiliar nos processos.

Por isso, veja neste artigo dicas de como utilizar o funil de vendas para otimizar seu negócio. Independentemente do nível do seu estabelecimento, ele pode ser uma ajuda para os processos comerciais. Então, descubra como aplicar as técnicas.

O que é funil de vendas?

De modo geral, o funil de vendas é um modelo que utiliza o formato de funil como metáfora do caminho do cliente. Esse modelo tem como base o Inbound Marketing. Assim, o foco é, principalmente, atrair e encantar os clientes.

Ele divide-se em 3 partes. Então, são elas:

  • Topo: momento de apresentar-se como solução para o cliente;

  • Meio: momento em que o cliente passa a considerar seu produto;

  • Fundo: decisão final do cliente.

Dessa forma, cada uma das etapas tem suas melhores estratégias. E o mais importante é você adaptá-las ao seu modelo de negócios. E, além disso, entender como elas encaixam-se no seu mercado.

O topo é conhecido como momento do “aprendizado e descoberta”. É nele que o consumidor descobre que há algo faltando. Seu papel é educá-lo de acordo com o que a sua empresa pode oferecer para resolver seu problema. 

Essa educação, portanto, demora um pouco, pois não há como convencer ninguém de maneira imediata.

Já o meio, por sua vez, é ligado à consideração da sua empresa pelo cliente. É aqui que ele, ciente de seu problema, pensa na sua empresa para resolvê-lo. Logo, o termo leads entra em ação. Assim, eles são os potenciais compradores do seu produto.

No fundo do funil, os leads devem efetivar-se como compradores de fato. É aqui que você terá uma noção exata da sua taxa de conversão. A partir dela, e de outros indicadores, consegue medir o sucesso de suas vendas.

Para que serve o funil de vendas?

O funil de vendas serve para várias coisas: facilitar seu caminho, atrair mais clientes, melhorar sua carteira, entre outras coisas. Dependendo da sua vontade, ele pode funcionar para diferentes finalidades.

Assim, a partir da melhoria dos processos, passa a ser fácil usar o funil de vendas para vender mais. Então, uma vez que sua empresa começa a aplicar suas etapas, os passos passam a ser cada vez mais orgânicos. 

Você saberá quando as etapas estiverem orgânicas e seu time todo alinhado. Isso no sentido de todos trabalharem em convergência com o que acordaram.

Como melhorar o funil de vendas para vender mais?

Para melhorar o funil de vendas para vender mais é necessário monitorar as três fases. Por vezes, ele pode estar sem elas funcionando. Por isso, é importante acompanhar.

Além disso, é necessário manter suas etapas de vendas sempre atualizadas. O mercado hoje em dia funciona de maneira muito dinâmica. Logo, as vontades e “dores” dos consumidores sempre mudam.

Assim, acompanhando sempre o seu cliente, seu negócio não ficará para trás. Portanto, a atualização contínua do negócio e o monitoramento de suas etapas são a chave. 

5 dicas para otimizar o funil de vendas para vender mais

1- Calcular o número necessário de pessoas atraídas

Como uma etapa é seguida e consequência da outra, você pode prever alguns dados. Assim, com um pouco de prática com o funil de vendas, é possível estudar seus indicadores. 

Eles podem ser a quantidade de pessoas que devem ser atraídas inicialmente, o valor necessário de investimento em publicidade, etc. Assim, aos poucos, você vai gerindo melhor seus recursos.

2- Automatizar algumas etapas do seu funil de vendas

Em geral, automatizar etapas é uma opção ao utilizar o funil de vendas para vender mais. Não é necessário fazer isso com o processo inteiro por dois motivos. São eles:

  • É importante que o cliente tenha contato humano;

  • O valor do investimento é alto.

Dessa forma, pode-se encontrar etapas que, na sua empresa, possam ser substituídas por robôs. A contagem das vendas diárias, a previsão de clientes ao final do mês e alguns outros são possibilidades.

3- Mantenha-se sempre em contato com o cliente

Essa é uma das dicas óbvias, mas mais importante. Não deixar de ouvir seu cliente é imprescindível para manter seu negócio relevante e atualizado. Perceber e estudar os movimentos do seu mercado também conta muito nesse sentido.

Assim, fazendo pesquisas de satisfação, por exemplo, você recebe feedbacks para descobrir quais suas falhas com seu cliente. Existem algumas empresas especializadas nesse tipo de serviço que podem contratar para otimizar esse processo.

4- Estimular seus vendedores

É claro que os funcionários devem sempre estar em sintonia com os valores da empresa. Entretanto, o engajamento dos mesmos também depende da posição do seu negócio com eles.

Dessa forma, sem prejudicar os outros times, a equipe de vendas precisa sentir-se estimulada. Caso contrário, não há negócio algum que consiga manter-se. 

Cabe ao dono ou gestor pensar em estratégias para engajar essa parte da equipe. Nem sempre a solução precisa vir por meio de bônus em dinheiro. O engajamento pode vir, por exemplo, por meio de:

  • Momentos extra de trabalho em grupo - e aqui não entram só os vendedores, mas a equipe como um geral;

  • Treinamentos específicos para o pessoal de vendas;

  • Reuniões semanais ou quinzenais para que o contato com as queixas sobre a área, sejam sempre debatidas;

  • Boas parabenizações caso as metas sejam batidas.

5- Ouvir sempre seu time

Por fim, essa é uma dica essencial mesmo fora do funil de vendas. Ouvir o que seu time tem a dizer é muito importante para o bom funcionamento das engrenagens. 

Nem sempre as equipes sentem-se à vontade com seus gestores e quebrar isso é um passo fundamental. Dessa forma, a atualização não vem apenas da parte dos clientes, mas, também, dos colaboradores.

Portanto, agora você já pode pensar em como utilizar o funil de vendas para vender mais. Assim, aplique as dicas e técnicas ensinadas no artigo. Logo, poderá obter resultados eficazes para o seu negócio, potencializando seus lucros.

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