5 dicas para gerar leads qualificados e aumentar as vendas

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A geração de leads qualificados é a parte mais importante de qualquer estratégia de marketing e vendas. Nem sempre apenas o volume de leads resolve ou traz bons resultados para a empresa, é preciso criar estratégias para atrair potenciais clientes alinhados com a marca e o serviço, mais propensos a se tornar de fato um cliente, fechando negócio. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que define leads qualificados e também 5 dicas que podem ajudar a gerar oportunidades comerciais reais para o negócio. 

Como identificar leads qualificados? 

São considerados leads, todos os usuários que converteram em qualquer estratégia de atração de uma empresa, sejam sites, landing pages, campanhas, formulários etc. Já os leads qualificados são, em resumo, os potenciais clientes que converteram em uma ação de atração e estão alinhados com a empresa, marca ou serviço oferecido, São os chamados clientes ideais, cujas características são utilizadas para determinar a persona

Essa diferenciação é importante pois, a probabilidade de um lead não qualificado fechar negócio com a empresa é menor que a probabilidade de um lead qualificado virar cliente. Logo, os investimentos, sejam monetários ou de tempo de time comercial, será mais bem investido e terá mais chance de retorno, se focados em leads com maior fit com a empresa. 

Abaixo, confira 5 dicas que podem ajudá-lo a atrair leads qualificados para o seu negócio. 

5 dicas para gerar leads qualificados

1 - Defina corretamente a sua persona

Como falamos anteriormente, atrair o público correto depende diretamente de você conhecer o seu cliente ideal. Dessa forma, o primeiro passo para otimizar a qualidade dos leads é ter uma persona bem definida.

Parte importante da definição de uma persona é compreender quais as necessidades e dores dos clientes que fecharam negócio com a empresa. Esse entendimento será vital para direcionar as ações, estratégias e investimentos para pessoas com características e necessidades similares.  

2 - Crie conteúdos alinhados com a sua persona 

E como chegar até essa persona e suas dores? Na maioria das vezes, oferecer de forma direta o seu produto não será uma abordagem bem aceita, pois esse potencial cliente pode ainda não estar nesse momento da jornada de compra. Por isso, é preciso investir na produção de conteúdos focados em identificar problemas, responder dúvidas, trazer possíveis soluções para essas questões. 

Esse tipo de estratégia aumenta, e muito, as suas chances de atrair potenciais clientes qualificados e mais propensos a fechar negócio. Para esse tipo de estratégia, vale investir na produção dos conteúdos de meio de funil como: ebooks, infográficos, planilhas e guias. 

3 - Pense em canais de conversão 

Assim como o conteúdo, os canais utilizados para publicar esses conteúdos também são muito importantes e também devem considerar as preferências da sua persona.

Sites, blogs, landing pages, formulários, pop ups de saída são algumas das opções de canais que podem e devem ser utilizados na estratégia de atração de leads qualificados. 

4 - Otimize os canais 

Com os canais escolhidos, é preciso otimizá-los de forma que gerem o maior número de conversões qualificadas. Para isso é preciso, como já dissemos, a produção de conteúdos relevantes, e também uma atenção especial ao design das páginas, que precisam ser atrativas visualmente e que contenham elementos que ajudem a fortalecer a sua marca. Abaixo, alguns pontos de atenção a serem considerados:

  • Deixe claro qual é o seu produto/serviço;

  • Utilize call to action (CTAs) atrativos;

  • Cuidado com a utilização de links externos (como redes sociais);

  • Utilize provas sociais e depoimentos de clientes de sucesso;

  • Abuse dos números que comprovem a eficiência do seu serviço;

  • Não esqueça de investir em um visual atrativo. 

5 - Invista em mídia paga segmentada 

O investimento em mídia paga é um passo importante na atração de leads qualificados pela possibilidade de segmentar as campanhas de forma bastante específica. Dá para segmentar por dados demográficos, nichos de interesse, estilo de vida dentre outras variáveis, o que permite atingir o público bem próximo da sua persona e, consequentemente, potenciais clientes mais qualificados. 

A geração de leads qualificados depende diretamente do funil de vendas e das ações de atração. A Redrive é uma plataforma de venda e CRM que oferece a construção de um funil de vendas eficiente, organização da base de leads e clientes e ações de marketing automatizadas. Conheça os planos disponíveis.

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