Metodologia de vendas: conheça as 8 principais

Metodologia de vendas são processos organizados em etapas e seguidos pelo time de vendas com o objetivo de converter, ou seja, fechar vendas. As metodologias, diferente do processo de vendas, são focadas em etapas específicas, principalmente na qualificação e na conversão do lead.
Outra diferença, é que o processo de vendas é exclusivo e desenhado conforme sua área de atuação e nicho de mercado. Já as metodologias podem ser aplicadas a diferentes ramos de negócio.
Para conhecer as 8 principais metodologias de vendas, continue a leitura.
1 - SPIN Selling
Criada na década de 80, por Neil Rackham, a SPIN Selling é uma das metodologias de vendas mais conhecidas e consiste em quatro grupos de perguntas que vendedores devem utilizar durante a negociação com um potencial cliente. Esses grupos de pergunta são nomeados Situação, Problema, Implicação e Necessidade, formando a sigla SPIN, que nomeia o método.
Situação: perguntas focadas em entender o momento do potencial cliente;
Problema: perguntas focadas em ajudar o potencial cliente identificar que tem um problema;
Implicação: perguntas focadas em descobrir as dores e consequências da não solução do problema;
Necessidade: perguntas focadas em ajudar o cliente a ver a importância de solucionar o problema e o impacto positivo que isso terá em sua rotina.
2 - SNAP Selling
A Snap Selling é uma metodologia mais recente, criada em 2012 por Jill Konrath e focada em acelerar o processo de vendas.
SNAP, em tradução literal, significa "estalar os dedos", uma referência à agilidade que a metodologia propõe como objetivo. Além disso, a sigla também é formada por palavras que definem as características que devem ser observadas pelo time de vendas.
Simplicidade: apresentar a solução de forma simples;
Novidade: mostrar diferenciais do produto e novas possibilidades;
Alinhamento: expectativas alinhadas com necessidade do cliente;
Prioridades: identificar e se concentrar na prioridade dos clientes.
3 - NEAT Selling
A metodologia NEAT Selling foi criada pelo grupo de consultoria The Harris e pela Sales Hacker, e é considerada uma das mais eficientes para qualificação de leads, favorecendo a identificação das necessidades e eliminando do processo os que não têm o perfil de cliente para a empresa.
NEAT é uma sigla formada pela palavras:
Necessidade: entender o problema do potencial cliente;
Economic impact (impacto econômico): mostrar como a solução irá impactar economicamente o negócio do cliente;
Acesso à autoridade: buscar acesso a pessoas com cargos de autoridade dentro da empresa onde está tentando fechar negócio;
Timeline: evento de convencimento que fará o lead decidir comprar seu produto.
4 - Sistema Sandler
A metodologia Sandler foi criada por David Sandler em 1967 e sugere uma abordagem comercial baseada em análises psicológicas e comportamentais, colocando vendedor e potencial cliente igualmente posicionados na negociação e incentivando a construção de uma relação de confiança.
O vendedor deve focar em realizar uma atuação mais consultiva, fazendo perguntas para identificar e qualificar potenciais objeções do lead e, caso a solução da empresa não seja a ideal para o cliente, não deve insistir na venda.
5 - Venda Conceitual
Venda conceitual é uma metodologia criada por Robert Miller e Stephen Jeiman, na qual, como o nome diz, o cliente compra não apenas um produto ou serviço e sim um conceito. Para isso, o vendedor deve focar em descobrir o conceito que o lead já tem sobre a marca.
Essa é uma metodologia focada na escuta do cliente, pois exige informações sobre a dor desse lead. Para isso, o time de vendas deve construir suas perguntas com base em 5 categorias:
Perguntas de confirmação: utilizadas para confirmar informações que o vendedor recebeu sobre o lead;
Perguntas de informação: servem para que o vendedor identifique o nível de conhecimento do lead sobre o produto e marca;
Perguntas de atitude: usadas para compreender como o cliente se sente e se posiciona em relação ao problema e também sobre a solução apresentada;
Pergunta de compromisso: utilizadas após identificado o interesse do lead na solução apresentada, servem para entender como esse cliente entende as funcionalidades do produto;
Perguntas básicas: somente na última etapa são tratados temas como preço, pagamento, mensalidades e possíveis problemas.
6 - Metodologia BAND
Metodologia utilizada pela primeira vez na IBM, é focada em leads que têm interesse no momento. Para isso, os vendedores devem focar em alguns critérios:
Budget: o lead tem o orçamento necessário para comprar o produto ou serviço?
Autoridade: a pessoa com quem o vendedor está falando tem poder de decisão para a contratação?
Necessidade: o lead tem uma dor urgente para resolver?
Timing: o cliente tem um prazo para solucionar essa necessidade?
7 - Inbound Sales
Vendas Inbound é uma metodologia focada nas necessidades e objetivos de cada lead e, assim como o Sistema Sandler, também utiliza uma abordagem consultiva.
O foco nessa metodologia é atrair potenciais clientes que já tenham algum conhecimento/interesse na sua marca ou produto, construindo uma relação mais duradoura e evitando o contato com leads mais frios e que ainda não tenham interesse na sua solução.
Dessa forma, a inbound sales utiliza leads gerados a partir do inbound marketing, uma etapa que antecede a venda e é responsável por trazer potenciais clientes aquecidos e que já identificaram o problema e também a solução.
8 - MEDDIC
MEDDIC é uma metodologia voltada para processos de venda mais complexos em B2B, focada em critérios que ajudam a qualificar os leads. MEDDIC é uma sigla formada pelas palavras que representam as ações esperadas dos vendedores:
Metrics (métricas): compreender em dados os objetivos que o cliente deseja obter com a solução;
Economic Buyer (comprador econômico): identificar se o lead é tomador de decisão e se o negócio será interessante para ambas as partes;
Decision criteria (critérios de decisão): identificar quais critérios influenciam na decisão de compra do potencial cliente;
Decision process (processo de decisão): identifica as etapas do processo de decisão, considerando o responsável por isso.
Identify pain (identificação da dor): vendedor deve identificar as necessidades que levaram o lead a considerar o produto;
Champion (campeão): identificar, dentro da empresa prospectada, quem será o canal, o principal usuário do produto e o principal impactado pela solução.
A Redrive é uma plataforma de vendas e CRM que irá ajudá-lo a definir e organizar as bases de clientes para que você possa escolher uma ou mais metodologias que funcionam com seus potenciais clientes, além de permitir integrações e prospecção ativa, coleta de dados e análises completas. Organize a sua base de clientes e segmente comunicações e ofertas. Conheça os planos disponíveis.
Dê o seu feedback e continue a leitura 🥰