7 dicas para melhorar a aquisição de clientes

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Para converter um cliente e fazer uma venda, primeiro é necessário que você atraia constantemente público interessado em seus produtos e serviços e converta esses interesses em vendas efetivas. Essa entrada e conversão constante de potenciais clientes é uma etapa importante para que qualquer empresa tenha bons resultados. 

Pensando nisso, produzimos este artigo para ajudá-lo a entender o processo de aquisição de clientes, os conceitos que precisam ser compreendidos e 7 etapas para colocar em prática na sua estratégia de vendas. Continue a leitura. 

O que é aquisição de clientes?

A aquisição de clientes é um conjunto de ações utilizadas pelas empresas para alcançar potenciais clientes e convertê-los efetivamente em clientes. 

Normalmente, o processo de aquisição de clientes envolve os times de marketing e vendas das companhias no objetivo comum de melhorar a atração e a conversão desses potenciais clientes. 

Uma métrica é responsável pela mensuração dessas ações: o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), monitorando os investimentos realizados com o objetivo de atrair e converter um novo cliente. Quanto menor esse custo, mais eficiente é considerada a capacidade de aquisição da empresa. 

Como descobrir o CAC?

Para calcular o Custo por Aquisição de Clientes de uma empresa, é preciso descobrir todos os valores gastos na captação de leads e dividir pelo número de clientes adquiridos. Parece simples, certo? E pode ser, desde que você mantenha um bom registro dos investimentos e dos resultados. 

Para fazer uma mensuração, também será necessário definir um período: investi o valor A, pelo tempo B e consegui C potenciais clientes. Esse período deve ser definido respeitando o tempo de captação e conversão de cada negócio. Logo:

CAC = investimento em marketing e vendas ÷ novos clientes

Exemplo: uma empresa investiu R$ 10 mil em atração e conversão de novos clientes e, em 6 meses, atraiu 1000 clientes para a sua base. 

CAC = 10.000 ÷ 1000 = R$ 10

Isso significa que o CAC da empresa nesse período foi de R$ 10 por cliente.

O CAC é uma métrica muito importante pois é com ela que a sua empresa manterá o controle sobre os investimentos realizados, para que gaste demais e acabe afetando a lucratividade.

Como melhorar a aquisição de clientes?

Existem muitas ações que podem ajudar a reduzir o CAC de uma empresa, desde otimizações nos processos da jornada de venda, atendimento e até pós-venda. Confira abaixo 7 dicas para melhorar a sua aquisição de clientes. 

1 - Defina a sua persona

Entender o público-alvo da sua marca e produto é um passo importante para melhorar o seu CAC. Conhecer a persona e saber quem é e conhecer as dores, necessidades e preferências desse público, irá ajudá-lo a definir estratégias de marketing mais eficientes, impactando positivamente o retorno dos investimentos em atração de leads. 

2 - Tenha uma boa estratégia de marketing

Após definir a sua persona, chegou a hora de criar uma estratégia de marketing com ações relevantes para esse público. A ideia é estruturar um planejamento de ações de divulgação que direcionem os leads para um funil de vendas onde encontraram conteúdos (de topo, meio e fundo) que irão guiá-lo na jornada, educando e direcionando para a conversão. 

3 - Aumente a sua presença online

Seja por meio das redes sociais ou por outros canais online, aumentar a presença online é outro importante passo na otimização da aquisição de clientes. Além de permitir a geração, divulgação de conteúdo relevante para engajamento do seu público-alvo, também favorece o fortalecimento da sua marca e aumenta o alcance dos seus conteúdos sem afetar muito os investimentos necessários.  

4 - Mantenha um relacionamento com seus leads

Após ter sucesso na atração de leads, é preciso que sua empresa estabeleça um relacionamento com esse potencial cliente, continuando a nutrição sobre temas de interesse e sobre a sua marca e produto. Neste passo, vale a pena investir na criação de newsletters, fluxos de e-mails marketing e outras trilhas de conteúdos. Quanto mais automatizada a sua estratégia, mais eficiente será esse relacionamento e a sua capacidade de manter o seu lead interessado e engajado. 

5 - Fortaleça sua marca

Ter uma marca forte no mercado também tem grande impacto na eficiência das ações de aquisição de clientes. Quando mais conhecida, influente e segura for a marca, menor a necessidade de convencimento e, consequentemente, menor a necessidade de investimento em atração e conversão de potenciais clientes. Por isso, é tão importante construir uma boa percepção da marca, tornando-a relevante e referência para o nicho.

6 - Respeite as finanças

Nenhuma ação deve ser feita sem acompanhamento e mensuração de todos os resultados. Monitorar o CAC irá ajudá-lo a definir um limite aceitável de custo de aquisição e manter as finanças sob controle. Além disso, é importante metrificar as ações de marketing para comprovar os retornos, bem como as conversões no setor de vendas e qualquer outro dados relevante para essa estratégia. 

7 - Melhore seu atendimento

Atrair e converter é importante, mas manter esse cliente satisfeito na sua base também é indispensável, tanto para que esse cliente se torne um divulgador, um fã, como para manter a necessidade de investimentos em atração de leads estável. 

Vale a pena revisar abordagens, treinar vendedores, avaliar o pós-vendas e otimizar todos os processos que compõem a jornada do cliente dentro da sua empresa, focando na humanização, agilidade e eficiência dos atendimentos. 

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