CTA: o que é e como converter usando Calls To Action

Se você trabalha nas áreas de marketing ou vendas, com certeza já ouviu a sigla CTA, Call To Action em inglês ou chamada para ação em tradução literal.
No nosso dia a dia, somos constantemente estimulados a fazer alguma coisa, recebendo instruções e sendo convidados a agir de certa maneira. Isso vale para uma porta que deve ser puxada e não empurrada, para clicar em um certo botão que irá te levar para um ambiente virtual do seu interesse, dentre muitos outros exemplos.
Neste artigo, vamos focar na utilização dos CTAs na estratégia de vendas, como uma ferramenta para converter potenciais clientes.
O que é CTA?
Como já explicamos acima, CTA significa Call To Action ou Chamada para ação e é uma ferramenta utilizada para chamar a atenção do leitor para que ele realize uma ação. A persuasão é o principal ponto para a criação de um bom CTA, já que seu principal objetivo é convencer esse leitor a fazer a ação desejada.
No marketing digital, os CTAs, normalmente, são utilizados em botões, links ou banners que levam o potencial lead para um outro ambiente digital. Para que faça sentido, é preciso que essa ferramenta esteja inserida em uma estratégia que leve em consideração o seu funil de vendas.
Por que usar CTAs é importante?
Quando falamos em marketing digital, o principal objetivo de um CTA é levar o lead para uma próxima etapa do funil de vendas, que é o objetivo central de qualquer estratégia. Para isso, existem algumas técnicas.
Uma das mais conhecidas é a AIDA, uma metodologia usada para entender o comportamento de potenciais consumidores. O conceito é pautado pelo funil de vendas, ou seja, acompanhando desde a entrada do lead até a compra. A sigla AIDA significa:
Atenção: utilizar recursos de atração;
Interesse: Ser relevante;
Desejo: despertar a necessidade do cliente pelo seu produto;
Ação: levar o cliente a agir, comprando o seu produto.
Analisando apenas a sigla, notamos o quanto é importante prever na estratégia ferramentas que incentivem potencial lead a realizar uma ação.
6 dicas para começar a usar
Observando a importância de utilizar os CTAs na sua estratégia de vendas, preparamos 5 dicas que irão te ajudar a começar. Confira:
1 - Desenhe e identifique o seu funil de vendas
Antes de mais nada, você precisa entender como o seu funil de vendas irá funcionar, o que irá compor a base, o meio e o topo do seu funil?
Você deve considerar diferentes tipos de conteúdos para diversos tipos de leads, que se encontram em fases diferentes do conhecimento sobre o tema. Essa é a base de tudo e, somente compreendendo e considerando isso muito bem, a sua estratégia de marketing irá funcionar para atrair e converter leads.
2 - Conheça a audiência
Para fazer o que indicamos na dica 1, será necessário que você conheça muito bem a audiência dos seus canais. Quem consome seu conteúdo? Qual o comportamento desse lead? Quais os hábitos, características?
O lead que consome o seu conteúdo (audience persona) é o mesmo que consome o seu produto (buyer persona)? Identificar todas essas particularidades é indispensável para que você consiga estruturar melhor a sua produção de conteúdo.
3 - Considere o nível de entendimento em que o lead se encontra
Diversificação é a palavra chave para que seu funil funcione bem. Você precisa ter conteúdos para quem está se tornando consciente de um problema ou necessidade (topo), para quem está considerando uma possível solução e intenciona obtê-la (meio) e para quem já tomou a decisão de comprar (fundo).
4 - Escolha o formato adequado para o CTA
Depois de definir os tipos de conteúdo para cada fase do funil, chegou a hora de escolher o formato dos CTAs que serão utilizados em cada uma das frentes. Aqui, temos algumas opções mais comuns:
Textos linkados: utilizados normalmente no meio de textos mais longos, como esse blog post, levando para outro artigo de aprofundamento ou para uma página de conversão;
Banners (imagem): também muito utilizado em blog, normalmente leva para um material rico ou conteúdo complementar;
Side bar: imagens laterais em blogs que levam para outros conteúdos de aprofundamento ou para páginas de conversão
5 - Defina o objetivo do CTA
O seu CTA deve, obrigatoriamente, convencer o seu potencial lead a realizar uma ação, e você deve definir isso no momento da criação do conteúdo. Por exemplo: no seu blog post, você quer acrescentar um banner que leva para uma landing page de conversão para baixar um ebook de aprofundamento sobre o tema do artigo. Todos esses canais e caminhos devem estar predefinidos e o CTA deve informar isso. Um bom CTA para o exemplo acima seria "Baixe o ebook grátis"(gratuidade e exclusividade sempre ajudam na conversão!).
6 - Evite CTAs genéricos
E já que estamos falando de definir CTAs, evite sempre que possível Calls To Action genéricos como "Clique aqui" ou "Saiba mais". Dê preferência para CTAs que antecipem, que já entregue o que o lead encontrará caso realize a ação como "Baixe o ebook", "Conheça os planos" ou caso esteja no meio de um conteúdo, link palavras que falem sobre o conteúdo para onde irá direcionar.
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