O que é mentoria em vendas e como usar na sua empresa?

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O mercado competitivo, com concorrentes cada vez mais preparados e agressivos são uma realidade para quem trabalha com vendas, seja qual for a marca, empresa ou área de atuação.

Tudo isso gera uma necessidade constante de treinamentos e atualizações da equipe comercial, que precisa ser eficiente e produtiva para se destacar em meio a tanta disputa por clientes. 

Por tudo isso, ter um suporte profissional para auxiliar esses times a desenvolverem habilidades e novas técnicas de prospecção e conversão é indispensável. E aqui entram as mentorias em vendas, uma das maneiras de realizar essas capacitações e tema sobre o qual vamos falar neste artigo. Continue a leitura. 

O que é mentoria em vendas?

Mentoria nada mais é do que processos de capacitação e desenvolvimentos profissional focado em repassar conhecimentos a partir de experiências e respeitando a individualidade de cada profissional mentorado, ajudando a desenvolver habilidades.

No caso da mentoria em vendas, o mentor será, normalmente, um vendedor ou pessoa que atuou no ramo e tem bastante experiência para repassar os conhecimentos adquiridos aos vendedores mentorados. 

Quais os benefícios em investir em uma mentoria em vendas?

Conhecimento é sempre algo benéfico e que irá influenciar positivamente o profissional e o time onde ele atua. No entanto, o investimento em mentorias de vendas tem alguns benefícios específicos: 

Aprender com a experiência do mentor 

Como falamos anteriormente, o grande diferencial das mentorias é o aprendizado com pessoas com experiência prática na área. O time irá aprender com alguém que já enfrentou problemas ou situações parecidas e desenvolveu técnicas que funcionam. Isso acelera o aprendizado e minimiza o tempo necessário para desenvolver as habilidades. 

Personalização

Outra vantagem da mentoria é a possibilidade de contar com ensino e apoio personalizado, conforme as necessidades de cada vendedor e as dificuldades encontradas no time e na empresa como um todo, o que favorece a resolução de questões mais estruturais e problemas recorrentes. 

Feedbacks 

Por ter experiência no mercado, o mentor em vendas pode oferecer feedbacks sobre atuações, testes ou situações reais, sugerindo outras abordagens ou corrigindo etapas no processo de vendas, o que irá permitir um aprendizado mais prático e rápido.

Suporte e motivação 

Além de suporte especializado e personalizado, voltado especificamente para a empresa e o processo de vendas utilizado nela, as mentorias também oferecem companhia, apoio, trocas e motivação durante a jornada de aprendizado. 

Networking

Outra grande vantagem da contratação de uma mentoria em vendas são os contatos que o mentor pode trazer e facilitar a aproximação com os times de vendas da empresa. Por ser um profissional com bastante experiência, esses mentores costumam ser parte de uma comunidade composta por pessoas do mesmo nicho ou com interesses em comum. Participar dessas comunidades irá proporcionar trocas e insights únicos para os mentorados e para a companhia como um todo. 

Qual o momento de buscar uma mentoria de vendas? 

É muito importante identificar o momento certo de contratar uma mentoria em vendas. De nada adiantará contratar um mentor quando todos os processos estiverem funcionando e estáveis. 

Situações de mudança ou quando são identificadas falhas ou necessidade de ajustes de rota nos times comerciais. A contratação de um mentor nesses momentos, irá facilitar transições e beneficiar os profissionais com aprendizados que poderão ser colocados em prática de forma imediata. 

No entanto, por ser uma ação individualizada, nada impede que uma empresa contrate mentorias para capacitar vendedores e melhorar o processo de vendas como um todo. Isso sem dúvida irá influenciar positivamente, trazendo motivação, melhorando a produtividade e até reduzindo o turnover da empresa. 

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