ROI: o que é e qual a importância para o seu negócio

O caminho mais comum para uma empresa gerar de leads, e consequentemente negócios, é investir em ações de marketing e vendas que alimentem esse fluxo de vendas. E é indispensável que o retorno de todos esses esforços sejam registrados e acompanhados para que as estratégias sejam validadas ou corrigidas, se necessário. E é justamente o ROI que irá auxiliar nessa missão de avaliar se cada um dos investimentos estão funcionando como deveriam.
Neste artigo, vamos te explicar o conceito de ROI e como ele pode ajudar a melhorar os resultados em marketing e vendas na sua empresa. Continue a leitura.
O que é ROI?
ROI é uma sigla que representa os termos em inglês Return on Investiment e que, em tradução literal, significa Retorno sobre Investimento e permite descobrir, como o nome diz, o quanto uma empresa está lucrando a partir dos investimentos realizados em campanhas e ações. De forma prática, é a relação entre os valores investidos e os resultados obtidos.
O ROI é um indicador muito importante para qualquer negócio, pois é por meio dele que as ações implementadas com o objetivo de aumentar o lucro poderão ser analisadas e otimizadas.
Como calcular o ROI?
Como dissemos anteriormente, o ROi é um indicador, uma métrica e pode ser calculada utilizando a fórmula:
ROI = LUCRO OBTIDO - INVESTIMENTO/ INVESTIMENTO
A partir dessa fórmula, será obtido o percentual de retorno que dirão o quanto o investimento em uma ação específica trouxe retornos em lucratividade.
Vamos a um exemplo prático: digamos que uma empresa tenha tido um lucro de R$ 500 mil em uma ação com investimento de R$ 50 mil. Colocando esses valores na fórmula:
ROI = (500.000 - 50.000)/ 50.000
ROI = 9
Ou seja, nesta situação, o ROI foi de 9 vezes o investimento realizado. Multiplicando esse número por 100, obtemos a porcentagem, no exemplo, isso seria 900% de ROI.
O que é considerado lucro?
Para fins de cálculo de ROI, lucro são os valores obtidos a partir de ações realizadas, como por exemplo um campanha de marketing implementada em um certo período e com um investimento específico.
O que é considerado investimento?
Já os investimentos são os valores aplicados em toda e qualquer ação ou estratégia que vise a obtenção ou aumento de lucratividade. Aqui, poderão ser considerados investimentos diretos e indiretos, como contratação de pessoas, ferramentas, treinamentos etc, o que torna mais complexo identificar e o valor investido especificamente em uma ação para assim obter o ROI e validar essa estratégia.
Qual a importância de calcular o ROI do seu negócio?
Como falamos anteriormente, o ROI é um indicador utilizado para calcular o retorno obtido a partir do investimento em diferentes ações, como por exemplo: propaganda, campanhas de marketing, eventos etc.
Isso significa que ao olharmos para essa métrica será possível identificar se a empresa está implementando ações efetivas, se os investimentos estão trazendo resultados e se os lucros obtidos estão de acordo.
Esse é um indicador que irá influenciar diretamente na conquista de investidores para o negócio, nas metas e, consequentemente, nos próximos passos da companhia. De maneira resumida o ROI identifica:
A lucratividade da empresa;
A atratividade para novos investidores;
Pontos que necessitam de otimização na estratégia;
Ações e canais de marketing com melhores resultados;
As próximas metas;
O tempo necessário para determinada ação gerar lucro.
Para obter um ROI cada vez mais preciso, é necessário que a empresa tenha registro sobre todos os investimentos realizados com a intenção de obter lucro, bem como os resultados dessas ações, o número de clientes e vendas realizadas e todas as etapas da jornada.
Um CRM e plataforma de vendas é tanto um investimento que trará lucro futuro, como uma ferramenta que poderá ser utilizada na implementação de ações para aumento da lucratividade. Se você ainda não tem um CRM ou não está satisfeito com o seu, aproveite para conhecer a Redrive e comece o ano com novas possibilidades de geração de leads, gestão de base de clientes e ações de marketing, vendas e relacionamento.
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